A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA ou AIDS – termo em inglês, consagrado pelo uso) começou a ser identificada em 1981, nos Estados Unidos, a partir de relatos publicados pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de um número crescente de casos de pneumonia por Pneumocystis carinii (agente atualmente reconhecido como fungo e cuja denominação sofreu mudança para Pneumocystis jiroveci) e de sarcoma de Kaposi predominantemente entre homens homossexuais. A intensa e brilhante investigação epidemiológica realizada pelo CDC permitiu, em conjunto com o esforço de renomados virologistas (Luc Montagnier, em Paris, e Robert Gallo, em Bethesda), em 1983, a identificação do agente etiológico como sendo um novo retrovírus, que passou a ser denominado de vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Acerca dos mecanismos imunológicos envolvidos nessa síndrome, analise as assertivas abaixo e julgue se são verdadeiras ou falsas:
( ) O aspecto fundamental da infecção pelo HIV é o desenvolvimento progressivo de imunodeficiência predominantemente celular caracterizada por depleção seletiva de linfócitos T CD4+.
( ) Leva a uma progressiva incapacidade de elaboração de uma resposta imunológica apropriada, tornando o indivíduo suscetível a infecções oportunistas e determinadas neoplasias.
( ) O processo de depleção da população de linfócitos T CD4+ altera apenas a imunidade celular, não influenciando na imunidade humoral.
( ) Ocorre uma mudança no perfil de citocinas de TH-1 para Th-2 1, o que acarreta prejuízo da resposta imune celular em relação a humoral.
( ) O vírus infecta diversas células do sistema imune como células T CD4+ auxiliares, macrófagos e células dendríticas, provocando também a destruição do tecido linfoide e depleção das células relacionadas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Respostas
respondido por:
41
V - V - F - V - V. Correto
respondido por:
11
Resposta:
V - V - F - V - V
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás