Respostas
A resenha
Pedir para um aluno uma resenha é um verdadeiro tormento! Explico: geralmente o professor não diz exatamente do que ser trata porque acredita que o aluno já possui informações básicas necessárias; por sua vez, o aluno acha que resenha é isso ou aquilo (um colega disse isso, ele ouviu aquilo e por aí vai...), não consulta nenhuma fonte bibliográfica para esclarecer o termo e nem pergunta ao professor. Na maioria das vezes, entrega-se como resenha alguma coisa parecida com um resumo.
A maioria dos depoimentos de meus alunos é de que sabem fazer resenha, pois já fizeram muitas durante o curso. Um dia, quando coloquei nas mãos deles algumas resenhas de estilos variados, publicadas em revistas especializadas de circulação nacional, um aluno olhou para o colega e disse assustado: “Nossa! Você já fez alguma coisa parecida com isso?” A resposta foi um sonoro não!
A rigor, esse tipo de trabalho não tenderia a ser qualificado como científico. No entanto, é praticamente um consenso na comunidade científica a importância da resenha:
Diante da enorme produção bibliográfica, a resenha tem contribuindo para uma “atualização” das pessoas interessadas no assunto;
Fazer uma resenha, para quem está iniciando no campo da investigação científica, é muito importante porque constitui um passo significativo na elaboração tanto de um projeto como de uma monografia, que impõe a condição, ao aluno, de fazer sínteses e apreciações.