Prezados Alunos, boa tarde,
Eu sou a Profa. Nádia Brunetta, graduada em Administração, com Mestrado/Doutorado também na área. Minha proposta neste fórum é convidá-los a refletir acerca da prática profissional sob a perspectiva da gestão de pessoas, que perpassa por todas as áreas de atuação, independentemente do cargo ou função ocupados - já que lidamos com pessoas em todos os momentos e circunstâncias, certo? =)
Então, considerando que “Saber o que pensam os colaboradores de uma organização, motiva o engajamento, o comprometimento e a produtividade. Trata-se de um processo em que todos ganham, no entanto, deve ser realizado de forma a atender às necessidades dos colaboradores e da organização”. Na opinião de vocês, que tipo de necessidades devem ser observadas neste sentido?
Respostas
Dada a situação proposta, podemos observar que os colaboradores de uma organização possuem as seguintes necessidades:
Motivação - neste caso, trata-se da motivação extrínseca, que é passada pelo líder e demais colegas de trabalho. Nesta direção, a motivação é um fator que contribui para o aumento da produtividade organizacional;
Comunicação - esta necessidade reflete o pertencimento (sentido de fazer parte de algo) do colaborador ao grupo em que ele se encontra.
Qualidade de vida no ambiente de trabalho - no contexto organizacional, as ferramentas de Qualidade de Vida no Trabalho (como sala de jogos e sala de descanso) contribuem para a melhoria da saúde do colaborador e, consequentemente, favorece ao aumento da produtividade.
Existem algumas diretrizes que auxiliam no mapeamento das necessidades dos colaboradores, como a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg e a Pirâmide das Necessidades, de Maslow.
Antes de elencar quais as necessidades dos funcionários devem ser consideradas para o aumento da eficácia organizacional, é importante saber se a empresa está garantindo o básico para um ambiente de trabalho favorável à produtividade, que seriam os fatores higiênicos da teoria de Herzberg, que segundo ele não geram motivação, mas evita a insatisfação. Esses fatores são:
- Ambiente confortável: condições físicas do ambiente em geral, como luminosidade e ventilação, por exemplo;
- Clima organizacional: ambiente amigável, sem muitos conflitos;
- Salário e benefícios: que devem ser, no mínimo, compatíveis com o que o mercado estabelece, nunca inferior;
- Oportunidades de crescimento: não se deve manter o funcionário estagnado, sem promovê-lo ou desenvolvê-lo profissionalmente com capacitações, por exemplo.
Comparativamente à teoria de Maslow, esses fatores estão na base da pirâmide das necessidades, que são as básicas dos indivíduos, e uma vez satisfeitas gerarão motivação para que eles almejem alcançar a realização das mais elevadas, trabalhando de forma a alcançar os objetivos da empresa e por consequência as suas próprias.
Abaixo estão todas as necessidades que devem ser levadas em consideração, segundo Maslow, das mais simples às mais elevadas:
- Fisiológicas: Alimentação, abrigo, descanso;
- Segurança: estabilidade;
- Social: amizade, cooperação, inclusão, tudo o que favoreça o sentimento de pertencimento;
- Estima: reconhecimento do trabalho, responsabilidades;
- Auto realizações: superação, autonomia, crescimento.
Tudo o que engloba as necessidades de estima e auto realização podem ser classificados como os fatores motivacionais, de Herzberg.
Atualmente sabe-se que existe uma diferença entre motivação e incentivo, pois a motivação não pode ser gerada, já que é muito pessoal e relativa, contudo incetivos, sendo externos e manipuláveis, podem contribuir para o desenvolvimento da motivação. O máximo das necessidades dos colaboradores devem ser levadas em consideração pelos gestores, visando criar incentivos eficientes e eficazes, para que os trabalhadores "vistam a camisa" da organização e alcance seus objetivos.
Saiba mais em:
O que é a teoria dos dois fatores de herzberg
https://brainly.com.br/tarefa/516387
O que diz a teoria de Maslow?
https://brainly.com.br/tarefa/2853624