Segundo os pesquisadores das avaliações externas nacionais, estaduais e municipais, os resultados dessas avaliações têm sido utilizados para quê? Marque (V) "verdadeiro" ou (F) "falso". ( ) Os resultados da Prova Brasil são utilizados para a elaboração de políticas a respeito dos sistemas de ensino e escolas, pois os resultados são devolvidos a elas. ( ) Os resultados das avaliações externas nacionais, Saeb/Prova Brasil, e das avaliações estaduais e municipais servem como forma de transparência e responsabilização branda ou forte, de acordo com suas finalidades e consequências. ( ) A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que se articula com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), faz parte do Saeb e, a partir de 2013, seus resultados passaram a ser considerados no cálculo do Ideb das escolas de ensino fundamental completo ou das que são apenas dos anos iniciais. ( ) A partir de 2017 os resultados do Enem deixam de ser utilizados para a certificação de conhecimentos e competências dos jovens e adultos que não puderam concluir o ensino médio na idade correta e os resultados do Encceja também poderão ser utilizados como forma de acesso ao ensino superior. ( ) Os resultados da Provinha Brasil são utilizados como diagnóstico da alfabetização em Língua Portuguesa e habilidades em Matemática dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, e sua aplicação e correção podem estar a cargo do professor regente da classe, o que permite o uso mais rápido e eficaz dos seus resultados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de "verdadeiro" e "falso":
Respostas
Bom dia!
Avaliando as alternativas em VERDADEIRAS ou FALSAS, temos:
(VERDADEIRO ) Os resultados da Prova Brasil são utilizados para a elaboração de políticas a respeito dos sistemas de ensino e escolas, pois os resultados são devolvidos a elas.
EXPLICAÇÃO: Os resultados da prova são a base de monitoramento sobre o funcionamento das políticas públicas
( VERDADEIRO) Os resultados das avaliações externas nacionais, Saeb/Prova Brasil, e das avaliações estaduais e municipais servem como forma de transparência e responsabilização branda ou forte, de acordo com suas finalidades e consequências.
EXPLICAÇÃO: Todos os resultados são divulgados em material online de fácil acesso, para que as escolas, e gestores da educação, tenham uma noção do desempenho de seus alunos, além disso estabelece uma base para a responsabilização pública sobre a qualidade do ensino.
(VERDADEIRA ) A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que se articula com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), faz parte do Saeb e, a partir de 2013, seus resultados passaram a ser considerados no cálculo do Ideb das escolas de ensino fundamental completo ou das que são apenas dos anos iniciais.
EXPLICAÇÃO: Em 2013 houve a incorporação o ANA ao SAEB e esse foi o principal objetivo dessa incorporação. Segundo o governo em 2019 não haverá mais a separação dessas duas instituições, ambas se tornaram uma só.
(FALSA ) A partir de 2017 os resultados do Enem deixam de ser utilizados para a certificação de conhecimentos e competências dos jovens e adultos que não puderam concluir o ensino médio na idade correta e os resultados do Encceja também poderão ser utilizados como forma de acesso ao ensino superior.
EXPLICAÇÃO: Essa afirmativa é incorreta, não há nenhuma política falando sobre isso. Mas pelo contrário, o ENEM conta como pontuação, para dar certificação de ensino médio concluído aos que não concluíram na idade correta.
(VERDADEIRA ) Os resultados da Provinha Brasil são utilizados como diagnóstico da alfabetização em Língua Portuguesa e habilidades em Matemática dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, e sua aplicação e correção podem estar a cargo do professor regente da classe, o que permite o uso mais rápido e eficaz dos seus resultados.
EXPLICAÇÃO: A alternativa está correta, o professor da turma corrige a prova e além disso, está correta a afirmação que fala que ela é aplicada ao 2° ano.
V; V; F; F; V. Correto
Os resultados das avaliações externas têm sido utilizados para: a elaboração de políticas a respeito dos sistemas de ensino e escolas; prestar contas da qualidade do serviço prestado à sociedade, por meio da divulgação dos resultados; e elaboração de índices e estabelecimento de metas, tanto pelo governo federal como pelos estados. Os resultados sempre proporcionam um diagnóstico das dificuldades dos estudantes em língua portuguesa e matemática, porém a única avaliação cujos resultados são utilizados para o cálculo do Ideb é a Prova Brasil. Em termos de aplicação e correção, a Provinha Brasil tem uma especificidade, pois pode ser aplicada pelo professor regente da classe, o que favorece o uso dos resultados. Até 2016 os resultados do Enem foram utilizados para certificar os conhecimentos e competências dos jovens e adultos que não puderam concluir o ensino médio na idade correta, porém os resultados do Encceja não podem ser utilizados como forma de acesso ao ensino superior.