• Matéria: Química
  • Autor: JaKeeRibeiro
  • Perguntado 9 anos atrás

Ajudem !! Pfv . Preciso de uma conclusão sobre esse texto alquimia e alquimistas

O que é a Alquimia:
Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro.
Um dos principais objetivos da alquimia era transformar metais não preciosos em ouro, como por exemplo, chumbo em ouro. Assim, foram feitos vários esforços para criar a pedra filosofal, que teria a capacidade de transformar metais em ouro.
Outro dos alvos da alquimia era a criação do elixir da vida ou da imortalidade, que daria a imortalidade ou vida prolongada a quem o bebesse.
A Alquimia era uma prática muito antiga que combinava ciências místicas com várias áreas do conhecimento, como a Física, Química, Medicina, Arte, Metalurgia, Geometria e Filosofia.
Apesar dos vários esforços e dos seus objetivos nunca terem sido alcançados, os alquimistas foram responsáveis por várias descobertas e invenções (como a técnica do banho-maria para aquecer lentamente soluções e a criação da porcelana).
No século XVII Robert Boyle negou vários supostos alquimistas e lançou os primeiros alicerces da ciência atualmente conhecida como química, juntamente com Avogadro e John Dalton.
A palavra alquimia tem origem no árabe al-kimiya, que está relacionada com o conceito de química.
Origem e história da Alquimia
Vários autores afirmam que a alquimia teve a sua origem no Egito, e foi usada no aperfeiçoamento de técnicas de embalsamamento e em várias experiências com metais.
No entanto, outros autores afirmam que a China foi o berço da alquimia, com lendas que falam sobre o seu uso em 4500 a.C.
No século IV, a alquimia foi proibida pelo Imperador romano Constantino. Posteriormente, por volta de 950, a alquimia foi introduzida no Ocidente pelos árabes, especificamente para Espanha, tendo atingido a sua máxima força entre o século XIV e XVI.

Alquimista
Denominação da química medieval, que se empenhava sobre tudo em descobrir a pedra filosofal.
Os alquimistas tentavam produzir em laboratório a pedra filosofal (ou mercúrio dos filósofos, entre muitos outros nomes) a partir de matéria-prima mais grosseira. Com esta pedra seria possível obter a transmutação dos metais e o Elixir da Imortalidade, que é capaz de prolongar a vida indefinidamente. O trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado por eles de "A Grande Obra".

Respostas

respondido por: Claudianeramos
12
A partir do texto podemos constatar que apesar dos objetivos principais da alquimia serem experiências distantes do que se busca com a nossa ciência atual (elixir da imortalidade e transformação de outros metais em ouro), esse foi o passo inicial para o surgimento do química e grande contribuição das ciências como um todo.

Perguntas similares