O critério decisório do Valor Presente Líquido está relacionado ao retorno de um projeto, traduzido em valores monetários. Para que o projeto seja viável, o VPL deve ser maior ou igual a zero. Já o critério decisório da Taxa Interna de Retorno relaciona-se com valores percentuais e sua comparação é feita com o custo de oportunidade, também conhecido como taxa de atratividade ou taxa de desconto. A empresa SETUBAL S/A., está analisando dois projetos distintos. No projeto A o valor presente líquido encontrado foi de R$ 156.780,00 e sua taxa interna de retorno foi de 18,90% ao ano. O projeto B obteve um valor presente líquido de R$ 138.980,00 e uma taxa interna de retorno de 21,70% ao ano. Com esses dados apresentados é incorreto afirmar que:
Os dois projetos são viáveis pois o valor presente líquido deles foi positivoOs dois projetos são viáveis desde que a taxa de desconto seja menor que a taxa interna de retorno;O melhor projeto é o B pois foi o que obteve a maior taxa interna de retornoOs dois projetos não seriam viáveis se o valor presente líquido deles fosse negativoO melhor projeto é o A pois seu valor presente líquido foi superior ao B
Respostas
Oi!
A afirmativa que corresponde a verdade é a última delas que diz que ''O melhor projeto é o A pois seu valor presente líquido foi superior ao B''.
Podemo considerar a assertiva acima correta, porque o valor liquido presente é superior, o que ocasiona em consequência disso um aumento do VPL.
O VPL pode estar relacionado a um valor positivo, negativo ou neutro, de forma que:
--> Sendo um valor neutro, não haverá retornos
--> Sendo negativo, os retornos serão menores em relação ao valor investido
Porém nos dois casos, o investimento é inviável.
--> Sendo positivo, ocasionarão retornos superiores ao valor investido, se tornando assim um investimento viável.
Resposta:
O melhor projeto é o B pois foi o que obteve a maior taxa interna de retorno.
Explicação: Eu fiz a prova, essa é a resposta correta.