Um fenômeno que vem sendo observado ao redor do mundo, que embora possa ser encarado como uma importante conquista da humanidade também causa preocupação, é o aumento da expectativa de vida e o consequente envelhecimento da população, visto que isso traz consigo grandes impactos sociais e econômicos. Acerca dessa problemática, leia o texto a seguir. Tal cenário aponta para a urgência em trazermos à tona a discussão a respeito do envelhecimento populacional, uma vez que diversas esferas da sociedade serão impactadas por esse acontecimento. Por conta do envelhecimento populacional e da queda da fecundidade, por exemplo, haverá um menor número de pessoas em idade ativa para cada idoso nos próximos anos. Em 2010, havia 10 pessoas de 15 a 64 anos para sustentar cada idoso de 65 anos ou mais de idade e, em 2060, serão 2,2 pessoas em idade ativa para cada idoso, segundo a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) (CAETANO et al., 2016). Uma das saídas para evitar pressões no sistema previdenciário é manter o trabalhador em atividade o maior tempo possível, fato que requer uma política de saúde ocupacional para diminuir as saídas do mercado de trabalho via aposentadoria por invalidez, capacitação quanto às mudanças tecnológicas e políticas para redução de preconceitos (IPEA, 2010). As projeções para 2040 apontam que aproximadamente 57% da população brasileira em idade ativa será composta por pessoas com mais de 45 anos (IPEA, 2010). Para balanceamento desse quadro deve haver incentivo financeiro para que profissionais continuem a trabalhar, bem como a adoção de práticas de gestão que visem à contratação e retenção destes profissionais, como também melhorias nas percepções a respeito destes profissionais no ambiente de trabalho (PHILLIPS; SIU, 2012). Fundação Getúlio Vargas; Brasilprev Seguros e Previdência S.A. Envelhecimento nas organizações e a gestão da idade. Disponível em: < https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u68/pesquisa_fgvbrasilprev.pdf> Acesso em: 06 nov. 2018. Partindo das informações apresentadas, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Embora cause preocupação às autoridades, o envelhecimento da população, por impactar apenas a esfera familiar, deve ser considerado como um fenômeno natural e um avanço da sociedade e não como um problema. Alternativa 2: O crescimento da população jovem ocorre no mesmo ritmo em que se dá o envelhecimento da população, assim, há um equilíbrio entre esse dois acontecimentos que exclui qualquer risco à previdência social. Alternativa 3: Até o ano de 2060, os países pretendem reduzir o número de pessoas que chegam à faixa etária dos 60 para que não haja desequilíbrio entre a parcela de cidadãos economicamente ativos e a de idosos dependentes desses indivíduos.
Respostas
Olá!
Sem dúvidas é a alternativa "Entre as medidas que podem ser tomadas para amenizar os impactos do envelhecimento da população está a manutenção do trabalhador em atividade por mais tempo, mas, para isso, faz-se necessária, dentre outras medidas, a implantação de uma política de saúde ocupacional."
olá!
no caso em questão podemos afirmar que a alternativa correta é a 4, qual seja: Alternativa 4: Entre as medidas que podem ser tomadas para amenizar os impactos do envelhecimento da população está a manutenção do trabalhador em atividade por mais tempo, mas, para isso, faz-se necessária, dentre outras medidas, a implantação de uma política de saúde ocupacional.
isso porque o texto da questão diz respeito aos principais aspectos relacionados ao aumento da expectativa de vida no mundo. importante ressaltar que principalmente nos países desenvolvidos a expectativa de ida tem aumentado de forma progressiva levando a problemas especialmente na previdência.
espero ter ajudado!