O conhecimento da corrente de curto-circuito é muito importante na escolha e calibragem dos equipamentos de proteção em uma subestação receptora. Para tanto, a concessionária de energia fornece o valor da potência de curto-circuito no ponto de entrega da energia. Desta forma, torna-se possível calcular a corrente de curto-circuito na baixa tensão do transformador, onde estão instalados os disjuntores a ar.
Analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
I – Um curto-circuito é um tipo de sobrecorrente que corresponde à conexão entre as fases da rede, ou entre as fases e a terra, por uma impedância relativamente baixa.
II – Um curto-circuito caracteriza-se por uma elevação abrupta das correntes, com elevação de temperaturas e solicitações térmicas, além dos esforços mecânicos e deformação dos materiais.
III – O cálculo de curto-circuito é fundamental para a especificação dos equipamentos de proteção e sua calibragem em um sistema elétrico. Para realizarmos este cálculo, necessitamos da soma das impedâncias desde onde se presume que venha a ocorrer o curto-circuito até a fonte que alimenta o sistema.
IV – A corrente de curto-circuito é tão maior quanto maior for a impedância total do sistema. Portanto, quanto mais próximo da fonte for o curto-circuito, maior é a impedância total e maior é a corrente gerada durante o evento.
Respostas
respondido por:
31
Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras. Correto
respondido por:
19
I, II, III- corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás