escreva um texto sobre independências na América Latina comparando processos de independência do brasil aqueles realizados em outros países na América Latina
Respostas
Diferenças entra a independência do Brasil e da América latina
Na América latina, as lutas foram entre tropas dos criollos, comandadas por San Martin e Simon Bolívar (que faziam parte da elite de seus países) apoiados pelos ingleses, que desejavam o livre comércio com essas colônias, ou seja, não foi uma luta que envolveu toda a população... foi muito mais uma luta entre elites, tanto é que quem vai assumir o poder será a elite criolla...trocou-se seis por meia dúzia, pois o povão continuou na miséria e na exploração... mudaram-se os atores, mas o filme continuou o mesmo.
Já no Brasil, a participação popular foi ainda menor e quem proclamou a independência foi o próprio príncipe regente.
Outra diferença é que na América latina foram implantadas repúblicas.
Enquanto o Brasil tornou-se um império.
Na América latina fragmentou-se, pois as elites criollas (os caudilhos) não admitiam que o imenso território fosse apenas uma república, comandada por um único presidente,eles queriam mandar em sua área de influência.
Já no Brasil, a presença da família real e a implantação do império com toda a truculência contra os movimentos separatistas, impediu a fragmentação do território.