• Matéria: Pedagogia
  • Autor: IgorMonteiro3916
  • Perguntado 7 anos atrás

Assinale a Complete as lacunas com os termos adequados, de modo a que correspondam à concepção de homem, de conhecimento e de educação que o texto sugere.alternativa que indica a diferença fundamental entre a moral e a ética. A moral pode ser questionada; a ética diz respeito a normas e princípios universais. A moral é histórica; a ética é atemporal. A moral é subjetiva e a ética são regras que se aplicam a todos. As prescrições da moral se sustentam na tradição; a ética, nos princípios filosóficos. A moral é prescritiva, indica o que é certo e o que deve ser feito; a ética é reflexiva, interroga-se sobre os fundamentos da moral.Considerando o que defendem as diferentes teorias do conhecimento sobre essa problemática, analise as afirmativas abaixo: A corrente inatista admite que todo conhecimento começa com uma experiência sensível, mas as ideias são formadas por meio de associações e abstrações sucessivas que conduzem ao conhecimento verdadeiro. Para as teorias inatistas, as ideias e as faculdades de pensamento estão presentes no espírito humano antes de qualquer experiência. O processo de conhecimento resultaria, então, do exercício metódico da razão que não afeta e nem é afetada pelos objetos do mundo material. Em reação ao inatismo, John Locke, principal representante do empirismo moderno, comparou a mente humana, ao nascer, com uma folha de papel em branco sobre a qual os objetos deixam sua impressão sensível que, por meio de elaborações mentais, produzem ideias particulares até chegar às ideias gerais. Para Immanuel Kant, o engano dos inatistas foi supor que os conteúdos do pensamento são inatos; e o engano dos empiristas foi supor que a estrutura da razão é adquirida pela experiência. O conhecimento seria, então, a síntese realizada pela razão entre ideias universais inatas e os conteúdos particulares oferecidos pela experiência sensível. O empirismo (ou ambientalismo) representou um avanço da ciência moderna que, aliando os conhecimentos da Biologia, da História e da Antropologia, deu origem à perspectiva dialética de entendimento do comportamento humano.

Respostas

respondido por: makmorales
2

Olá,

O empirismo, também conhecido como ambientalismo, foi responsável por grandes avanços nas ciências modernas ao unir assuntos como a Biologia, Antropologia e a História, resultando na perspectiva dialética. Isso valida a quarta afirmativa.

Kant defendeu que o erro dos inatistas foi supor que os conteúdos do pensamento são inatos; ou seja, para eles já se nascia com certas disposições, enquanto que para os empiristas o engano foi supor que a estrutura da razão advém meramente da experiência. Isso valida a terceira afirmativa.

Basicamente, podemos afirmar que para o inatismo todo conhecimento começa com uma experiência sensível. Isso valida a primeira afirmação.

Sendo assim, são corretas apenas I, III e IV.

Abraços!

Perguntas similares