Respostas
Os conflitos ocorrem, na maioria das vezes, por fatores geoestratégicos, como o controle do petróleo, rivalidades locais e conflitos religiosos entre cristãos, judeus e muçulmanos xiittas e sunitas.
Resposta: conflitos regionais do Oriente Médio estão relacionados, aos desenvolvimentos políticos do pós Segunda Guerra. a causas dos conflitos são a criação do Estado de Israel em 1948, o embate entre capitalismo e comunismo, a divisão interna do Islã, entre sunitas e xiitas.
Explicação: A fé muçulmana se espalhou pela região a partir do profeta Maomé, depois que morreu sem que a comunidade islâmica tivesse um substituto com o qual todos concordassem formaram-se duas correntes:
Sunitas: muçulmanos ortodoxos que procuravam se guiar pelas ações e palavras de Maomé.
Xiitas: muçulmanos que seguiam os descendentes de Maomé, se baseando em interpretações sempre em atualização dos preceitos religiosos e dentro deste ambiente conturbado, a ONU resolveu criar o Estado de Israel. isso amplificou os conflitos entre árabes e judeus no Oriente Médio. Com a queda da União Soviética, os conflitos no Oriente Médio se tornaram até piores em alguns casos como Conflitos do petróleo, Conflitos religiosos e Conflitos regionais.