Respostas
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão.
Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.
Apesar de ter algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.
O que é a filosofia?
Não existe uma definição única, definitiva e consensual. Qualquer resposta á pergunta, o que é a Filosofia, revela-se sempre parcelar, incompleta e muitas vezes as respostas são contraditórias, de acordo com a visão particular e pessoal do filósofo, da corrente filosófica que ele integra e das circunstâncias em que decorre a sua vida.
Características da filosofia
A radicalidade ₋ a atitude é radical num duplo sentido: as suas questões são dirigidas à totalidade do real, ou seja, tudo é objeto de questionamento.
Autonomia ₋ É filósofo aquele que faz um uso livre e não um uso servil da razão. Não se limita a aprender pensamentos dos outros mas sim aprende a pensar. Tem uma visão própria e pessoal do mundo, sem entretanto, dispensar, a experiência e a visão dos outros.
Historicidade ₋ a filosofia traz consigo uma marca da sua época. Cada sistema filosófico, cada filosofia, nascida no seu tempo, num determinado contexto, coloca e aborda as problemáticas do contexto dessa época histórica e local onde é desenvolvido.
Universalidade ₋ Há questões que interpelaram os primeiros filósofos que ainda hoje nos interpelam. Assim estabelece uma ponte e diálogo entre os pensadores de todos os tempos e lugares. Os problemas filosóficos inquietam a humanidade ao longo de todos os tempos: A Ética, Estética, Religião, Política, Justiça, Liberdade, etc. Todo o ser humano é filósofo, podemos filosofar sobre tudo.