A determinação a concentração de alguma solução na Bioquímica utiliza-se uma técnica denominada titulação ou titulação ácido-base. Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado (como uma base forte). Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido. Assim, se colocarmos 28 gramas de lipídeos, 50mL álcool-éter e 3 gotas de fenolftaleína em um béquer e titularmos a solução de 0,1 M NAOH (uma base forte), a solução mudará de cor de transparente para a cor rosa. Lembrando que a fenolftaleína é um indicador de pH, responda:
Respostas
Olá, tudo bem?
Acredito que as alternativas que completam essa questão são as seguintes:
A) o pH da solução mudou de cor porque o NaOH é um ácido forte e na presença de ácido forte a fenolftaleína muda de cor.
B) o pH da solução mudou de cor porque a solução está com pH neutro e ficou rosa.
C) o pH da solução varia de acordo com índice de energia solar.
D) o pH da solução não muda já que todos os componentes tinham o mesmo pH.
E) o pH da solução mudou de cor porque ao colocar a base forte de 0,1M NaOH. Assim, a solução ficou básica e houve a mudança de coloração.
Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que apresentam a propriedade característica de mudança de coloração em função do pH do meio em que se encontram.
A Fenolftaleína é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico.
Assim, podemos concluir que a resposta correta é:
E) o pH da solução mudou de cor porque ao colocar a base forte de 0,1M NaOH. Assim, a solução ficou básica e houve a mudança de coloração.