O enfisema pulmonar é uma manifestação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é responsável por 85% das mortes causadas por DPOC. No período de janeiro a novembro do ano de 2011, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 86.980 internações por bronquite, enfisema pulmonar e outros tipos de doença pulmonar obstrutiva crônica de pessoas com 60 anos ou mais, 28% dos casos concentrados nos idosos a partir de 80 anos. Os efeitos dessas doenças geram um grande impacto. Muitas pessoas podem ter uma perda respiratória que provoque a morte. À medida que a doença avança, mesmo atividades banais, como caminhar ou comer, causam extrema falta de ar. Considerando que um paciente do sexo masculino, 78 anos, tabagista há 65 anos, chegou ao Pronto-Socorro dispneico, relatando ter enfisema pulmonar há mais de 15 anos. Assinale a alternativa que caracteriza o enfisema pulmonar.
Escolha uma:
a. O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, que resulta de alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, ou por reconstrução da parede alveolar, levando a perda da superfície respiratória, aumento do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar.
b. O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, que resulta de alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo respiratório, seja por dilatação dos espaços aéreos, ou por reconstrução da parede alveolar, levando a perda da superfície respiratória, aumento do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar.
c. O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, que resulta de alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, ou por destruição da parede alveolar, levando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar. CORRETO
d. O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, que resulta de alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo respiratório, seja por dilatação dos espaços aéreos, ou por destruição da parede alveolar, levando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar.
e. O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, que resulta de alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo respiratório, seja por estreitamento dos espaços aéreos, ou por destruição da parede alveolar, levando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar.
Respostas
O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, que resulta de alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, ou por destruição da parede alveolar, levando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinflação pulmonar.
Em relação ao enfisema pulmonar, é correto afirmar que é uma doença obstrutiva crônica, onde há modificações do bronquíolo terminal, causando uma perda da superfície respiratória.
Letra C
Enfisema pulmonar
Enfisema pulmonar é um nome popular do que hoje é chamado de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Ela pode ser causada pelo uso excessivo de tabaco, presente no cigarro, cachimbo e charuto.
Essa doença é muito comum no Brasil e causa vários sintomas, diminuindo a qualidade de vida do paciente. Os principais sintomas que esses indivíduos apresentam e que podem ser controlados com tratamento adequado são:
- Falta de ar;
- Tosse com secreção;
- Infecção de repetição das vias aéreas, entre outros.
Dependendo da gravidade da doença, alguns pacientes precisam usar oxigênio e até mesmo realizar um transplante de pulmão.
Saiba mais sobre o enfisema pulmonar em: https://brainly.com.br/tarefa/2396624
#SPJ2