• Matéria: Psicologia
  • Autor: nathycristina3212
  • Perguntado 7 anos atrás

O surgimento da imprensa foi, segundo Sousa (2003), o primeiro passo para a democratização da cultura, mesmo tendo desencadeado a estandardização e a simplificação das mensagens. Antes da indústria da comunicação, compreensão do tempo passado e de lugares distantes se fazia por pessoas que mantiveram contato com essas realidades. Com a imprensa, a história passou a ser contada de forma mediada. Segundo Thompson (1998,38), “nosso sentido de passado e de como ele nos alcança se torna cada vez mais dependente da expansão crescente de um reservatório de formas simbólicas mediadas”. Somente por meio dos livros, jornais, filmes e propagandas de rádio e TV vai se tornando possível o contato mediado com a história, mesmo a história recente. Livros, jornais e revistas transformam a civilização, promovendo a mudança da esfera pública e da cultura. As mudanças político-sociais são creditadas à circulação de impressos, o que favoreceu a Revolução Francesa e ascen

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

Olá.

Como vai? Você não colocou a sua dúvida, mas podemos debater sobre o assunto.

A imprensa foi responsável por democratizar a cultura. Nesse período grandes nomes da filosofia como Rousseau, Montesquieu e Voltaire acreditavam na divulgação e troca de ideias a fim de democratizar a cultura para os demais.

Com isso foi criado o conceito de enciclopédia, que tinha como propósito reunir todos os conhecimentos daquele período. O material foi utilizado como fonte de pesquisa durante muitos anos, porém perdeu espaço com o advento da internet.

Por sua vez, para nomes como Breton e Proulx (2002) e Giovannini (1987) não fica tão claro que a imprensa tenha realizado mudanças na sociedade, para os dois primeiros o que ocorreu foi o processo de robotização dos textos.

Abraços!

Perguntas similares