3. observe as e expressões em destaque nestes dois grupos de versos extraídos do texto 1:
l. . "para as estrelas de cristais gelados "
." de nuvens brancas a amplidão vestindo ..."
."passam , das vestes nos troféus prateados, "
.as asas de ouro finalmente abrindo ..."
.dos éteros turíbulos de neve"
."ondas nevoentas de visões levanta..."
. "da Eternidade que nos Astros canta..."
ll. .de nuvens brancas a amplidão vestindo..."
. galgando azuis e siderais noivados,"
. da Eternidade que nos Astros canta..."
a)no grupo de verso l, em que consiste o cromatismo-recurso bastante explorado pelos poetas simbolistas- resultante do emprego das palavras e expressões em destaque? que efeito esse cromatismo produz no poema? b)No grupo de versos ll, que ideia as palavras em destaque expressam? que efeito o emprego dessas palavras produz no poema ?
4.O texto 2 apresenta o tema da morte, que foi abordado amplamente pelos românticos e retomado pelos simbolistas. a)Nesse poema , o eu lírico trata do tema de maneira sugestiva e subjetiva ou propõe uma definição concreta e objetiva para morte?justifique sua resposta com elementos do texto. b)As impressões do eu lírico sobre a "música da morte " se opõem, são contrárias umas às outras. Identifique essas contradições e explique o sentido que elas constroem no poema.
c.os poetas simbolistas se interessam pelos níveis mais profundos da mente humana. Como esse interesse é expresso no texto 2?Justifique sua resposta com elementos do texto.
5.Na concepção de Baudelaire , poeta francês precursor do Simbolismo, os diversos elementos que compõem o mundo natural e o mundo metafísico têm afinidades , se corresponde. Para os simbolistas, esse jogo de correspondências de elementos díspares é percebido pelo poeta e traduzido por meio das sinestesias,recurso que consiste na fusão de duas ou mais sensações percebidas pelos órgãos dos sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato). Identifique, nos textos 1 e 2, trechos que exploram a linguagem sinestésica e indique os órgãos sensoriais neles envolvidos.
6.No simbolismo, o valor dos poemas não se devia aos processos descritivos ou narrativos, mas,sim, à sugestão; por isso, os poetas simbolistas se aproximaram da música,explorando intensamente a sonoridade dos versos. a)Identifique nos poemas 1 e 2 os fonemas que constroem a aliteração (repetição de sons consonantais ) e a assonância ( repetição de sons vocálicos).
b.conclua:Qual é o papel que esses recursos sonoros desempenham nos textos em estudo?
Respostas
3. a) O cromatismo consiste na junção de elementos de cor branca ("brancas" e "nuvens"), translúcidos ("cristais") e brilhantes ("Estrelas", "Astros", "de ouro", "prateados").
O efeito produzido por esse cromatismo é o de um ambiente cósmico e transcendente, sublime.
b) As palavras expressam a ideia de eternidade e amplidão. O efeito do emprego dessas palavras é a criação de uma atmosfera incerta, imprecisa.
4. a) O eu lírico trata do tema de maneira subjetiva, pois aponta sugestões que associam a morte à música que provoca nele sentimentos diversos ("gela", "estranha", "maravilhosa", "onda nervosa", "absurda", "tremenda").
b) As contradições estão presentes em "ópio letal" e "fascina"; "imensa música sombria" e "maravilhosa"; "volúpia dolorosa". Esses contrastes demonstram a atração e o medo que a morte provoca no eu-lírico.
c) Esse interesse é expresso pela forma como a "música da morte" chega profundamente à mente do eu-lírico, provocando alucinação ("como um ópio letal"), vertigens ("vertiginando") e fascina os seus "nervos".
5. Texto 1: "Estrelas de cristais gelados" (visão e tato); "cânticos alados" (audição e visão); "claro incenso aromal" (visão e olfato).
Texto 2: "Música da Morte / passa a tremer pela minh'alma e fria gela" (audição e tato).
6. a) Texto 1: a aliteração ocorre pela repetição do fonema /s/; e a assonância, pela repetição de fonemas nasais (/ã/).
Texto 2: a aliteração ocorre pela repetição dos fonemas /s/, /z/ e /r/; e a assonância, pela repetição de fonemas nasais (/õ/).
b) No texto 1, esses recursos sonoros ajudam a criar uma atmosfera celestial e cósmica. No texto 2, a musicalidade contribui para a construção de uma atmosfera de terror, associada à morte.