O Sr. N. P., do gênero masculino, raça branca, 63 anos, casado, aposentado natural da cidade de Tapera - Rio Grande do Sul, fumante por mais de 20 anos.
Este paciente antes de se aposentar era funcionário publico municipal, trabalhava em uma oficina da prefeitura de Tapera e ficava rotineiramente exposto à fumaça de motores (caminhões, máquinas pesadas), solda elétrica e pó.
Ele nos contou que procurou tratamento no Hospital Roque Gonzales no ano de 2004, quando foi diagnosticado com pneumonia. A partir daí a tosse tornou-se frequente ao realizar qualquer atividade.
Assim, questiona-se: por que fumantes crônicos desenvolvem a característica "tosse de fumante"?
Respostas
O tabagismo crônico danifica o revestimento das vias aéreas.
Os cílios são cauterizados na superfície das células pelo calor, e o grande número de partículas que escapam à filtração é aprisionado no excesso de muco secretado para proteger o revestimento irritado.
Essa combinação de circunstâncias cria uma situação na qual há grande quantidade de muco espesso que é difícil de eliminar das vias respiratórias.
O reflexo da tosse é uma tentativa de remover o material das referidas vias.
Resposta:
A tosse crônica ocorre porque o tabagismo crônico danifica o revestimento das vias aéreas.Os cílios pulmonares são cauterizados na superfície das células pelo calor e o grande número de partículas que escapam à filtração é aprisionado no excesso de muco secretado para proteger o revestimento irritado. Essa combinação de circunstâncias cria uma situação em que há grande quantidade de muco espesso que é difícil de eliminar das vias respiratórias. O reflexo da tosse é uma tentativa do corpo de remover o material das vias.
Desafio do AVA