Para manter o problema da rejeição a transplantes em perspectiva, é importante lembrar que o sistema imune está simplesmente fazendo o seu trabalho e não há um modo de reconhecer que o seu ataque contra o transplante não é útil. Em uma tentativa de impedir a rejeição, o receptor de um aloenxerto geralmente recebe tratamento para suprimir essa resposta imune normal contra o enxerto. Nas cirurgias de transplantes, geralmente deseja-se suprimir a imunidade celular, o fator mais importante na rejeição ao transplante. Se a imunidade humoral não for suprimida, muito dessa capacidade de resistir à infecção microbiana irá persistir.
Quando um organismo consegue transpor a linha inicial de defesa da imunidade inata, ocorre a resposta imune adquirida ou adaptativa. A ativação desse processo requer tempo para que se torne efetiva, além de apresentar características como diversidade, especificidade, memória imunológica, discriminação do próprio e não próprio e especialização. Apresenta diferentes etapas: reconhecimento do antígeno, ativação do linfócito, eliminação do antígeno, contração ou declínio da resposta e memória.
Tanto a imunidade inata como a adquirida apresentam componentes celulares (linfócitos T auxiliares e citotóxicos), que vão atuar na imunidade celular, e componentes humorais (imunoglobulinas ou anticorpos), que vão atuar na imunidade humoral.
Com base no texto, analise as seguintes asserções e a razão proposta entre elas:
I.Algumas vezes a resposta imune, especialmente do tipo adaptativa ou adquirida, pode ser desencadeada contra antígenos que não estão associados a agentes patogênicos.
PORQUE
II. O que pode ocorrer é o ataque imunológico ao que é tecido ou célula da própria pessoa ou mesmo a tecidos implantados, no caso de transplantes por exemplo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
O sistema imune tem o papel de proteger o organismo de agentes externos estranhos ao seu meio, buscando colaborar para a manutenção da homeostase. Em casos de transplantes é um processo necessário o uso de imunossupressores a fim de evitar essa rejeição do órgão externo. Sendo assim está correto o que se afirma na seguinte alternativa:
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ação do sistema imune no transplante de órgãos
A primeira frase apresenta a ideia de resposta imune a antígenos não patogênicos, isso se dá ao fato de que muitas vezes o corpo não reconhece as características diferenciais dos antígenos não associados a agentes patogênicos, apenas sendo baseada no fato de que aquela presença é um corpo estranho no organismo.
Saiba mais sobre o sistema imune:
https://brainly.com.br/tarefa/5754113
#SPJ2