O termo “Governança de TI” tem suas origens no conceito de “Governança Corporativa”, mas não devemos confundir esses conceitos. Além disso, a “Governança de TI” relaciona-se com a “Gestão/gerenciamento de TI”, porém não é a mesma coisa.
Respostas
Resposta:
O desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) está vinculado à Governança Corporativa. Dourado (2014, p. 2) pondera que a governança corporativa de TI não pode ser confundida com a gestão de TI.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A gestão de TI, conforme definido pela ISO/IEC 38500 envolve a avaliação e a direção do uso da TI para dar suporte à organização no alcance de seus objetivos estratégicos.
II. A gestão de TI atua no planejamento, construção, organização e controle das atividades operacionais e se alinha com a direção definida pela organização.
III. A governança corporativa de TI tem uma importância estratégica para as organizações, pois ela deve buscar um alinhamento em relação às diversas partes interessadas e relacionadas à organização.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Explicação:
Resposta:
Alternativa (E)
Dentre os pilares que compõe a Governança em TI, a auditoria é esponsável por avaliar a adequação e a eficácia dos controles estabelecidos pela gerencia /diretoria de forma independente.
Explicação:
Pag 22 do livro
• Auditoria – avalia de forma independente a adequação e a eficácia dos controles estabelecidos pela gerência/diretoria. É uma equipe extra, companhando
de perto os integrantes da equipe de gestão, para validar sua forma de gerir, quanto à equipe de trabalho, aos custos e aos prazos.