• Matéria: Psicologia
  • Autor: ggladismachado
  • Perguntado 7 anos atrás

Na fase da adolescência surgem inúmeras dúvidas, o pensamento ora tem ideias mais concretas, ora se torna mais reflexivo, levando o jovem à necessidade de mudança de comportamento em seu grupo social e familiar. Neste contexto analise o seguinte estudo de caso: “João é um jovem de 13 anos que chegou ao Posto de Saúde da Família-PSF, acompanhado por seus pais, buscando atendimento de um profissional Psicólogo, sob queixa principal de mudança súbita de humor e alteração no comportamento. Ao serem atendidos, os pais demonstraram certa preocupação ao relatarem que já não sabem o que fazer com o filho, pois este não conversa com ninguém da casa, principalmente com o irmão, Pedro de 09 anos, que antes brincavam muito juntos, está desobediente, fala muitos palavrões, não se alimenta direito, só quer ficar em seu quarto e, toda vez que o procuram, este está no computador ou celular. Neste momento João se manifesta, de forma irritada, dizendo aos pais que eles não o entendem, que só se preocupam com Pedro, acrescenta não precisar de nada, e nem de ajuda, pois sabe se defender sozinho”. Imagine você como o profissional responsável por este atendimento. Diante desta demanda familiar, a qual, de um lado um jovem iniciando sua adolescência, de outro os pais apreensivos que não compreendem as mudanças pela qual o filho João passa no momento. De acordo com o contexto, aplique seus conhecimentos e determine quais procedimentos devem ser seguidos para atender à demanda da família de João e avalie de acordo com as teorias psicanalítica, a psicossocial do desenvolvimento humano e a fenomenológica-existencial, o entendimento destas para o caso descrito, a seguir julgue as afirmativas. I. Sugerir que João inicie o processo psicoterapêutico e encaminhar seus pais para um grupo de orientação da rede de assistência à saúde da família. II. A abordagem freudiana, compreende como momento de transição, considera a adolescência como um período filogenético, evolucionista. III. A base psicanalítica desenvolvida por Arminda Aberastury e Maurício Knobel, considera o conceito de “síndrome da adolescência normal”. IV. A abordagem psicossocial, considera que na adolescência se estabelece através do conflito de identidade X confusão de papeis. V. A teoria fenomenológica-existencial considera que João está vivenciando, nesta fase de adolescência, seus conteúdos subjetivos. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. b. Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. c. Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas. d. Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. e. As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. MINHAS ANO


ggladismachado: c. Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
ggladismachado: Corrigindo a resposta: As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas..

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

Olá.

Como vai?

João necessita passar pelo processo psicoterapêutico a fim de que se possa entender todas as suas mudanças de humor, comportamento, dentre outros.

Além do menino, os pais também precisam passar por uma orientação, uma vez que segundo relatos de João os mesmos só dão atenção para o outro filho do casal.

Para a corrente psicanalítica de Aberastury  e Knobel isto é considerado uma síndrome de adolescência normal.

Portanto a alternativa correta é a letra E.

Abraços!


Perguntas similares