Respostas
De acordo com Weber, para que o sociólogo possa analisar uma dada situação social, principalmente quando se trata de generalizações, torna-se necessário criar um “TIPO IDEAL”, que será um instrumento que orientará a investigação e a ação do ator, como uma espécie de parâmetro.
Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade. Partindo desse modelo, é possível analisar diversos fatos reais como desvios do ideal: Tais construções (…) permitem-nos ver se, em traços particulares ou em seu caráter total, os fenômenos se aproximam de uma de nossas construções, determinar o grau de aproximação do fenômeno histórico e o tipo construído teoricamente. Sob esse aspecto, a construção é simplesmente um recurso técnico que facilita uma disposição e terminologia mais lúcidas (WEBER, apud BARBOSA; QUINTANEIRO, 2002, p. 113).
Resposta:
Max Weber, sociólogo alemão, é considerado um dos pais da sociologia. Weber desenvolve vários conceitos, entre eles, o conceito de 'tipo ideal'.
O 'tipo ideal' é uma ferramenta que o pesquisador utiliza par analisar uma realidade ou se aproximar de um determinado conteúdo.
Em outras palavras, como a realidade tem múltiplas formas e é impossível descrever algo na sua totalidade, Weber utiliza uma ferramenta (tipo ideal) para se aproximar da realidade.
Logo, tipo ideal é uma construção mental, onde o pesquisador vai selecionando um determinado número de características de um objeto a fim de construir um todo tangível.
Explicação: