O racismo institucional é a negação coletiva de uma organização em prestar serviços adequados para pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica. Pode estar associado a formas de preconceito inconsciente, desconsideração e reforço de estereótipos que colocam algumas pessoas em situações de desvantagem.
O argumento apresentado no texto permite o questionamento de pressupostos de universalidade e justifica a institucionalização de políticas antirracismo. No Brasil, um exemplo desse tipo de política é a:
C) Adoção de ações afirmativas.
Descreva 5 linhas justificando o porque desta afirmativa estar certa.
Respostas
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
a) reforma do Código Penal.
b) elevação da renda mínima.
c) adoção de ações afirmativas.
d) revisão da legislação eleitoral.
e) censura aos meios de comunicação.
Trata-de das ações afirmativas. Em linhas gerais, podemos compreender que as ações afirmativas são medidas adotadas pelo Estado para combater as desigualdades - sociais, raciais, econômicas - presentes em nosso país.
Nesta direção, podemos considerar que a criação de políticas antirracismo representa a adoção de ações afirmativas para combater todo tipo de desigualdade racial presente na sociedade.
Gabarito:
"b) adoção de ações afirmativas".
Espero ter contribuído.
Resposta:
Correto é C adoções ações afirmativas. Ok ! Vamos lá......
Explicação: O argumento apresentado pelo texto diz respeito ao racismo institucional, ou seja, uma situação política e social em que é negada a igualdade de direitos, de renda e de oportunidades a determinadas pessoas por conta da sua cor. Um exemplo desse racismo institucionalizado é quando pesquisas apontam que brancos e negros no Brasil que ocupam a mesma função recebem salários diferentes ou quando apontam que há mais que o dobro de brancos do que negros em idade escolar nas Universidades Públicas. Uma possível resposta política ao racismo institucionalizado é justamente a adoção de ações afirmativas como, por exemplo, as cotas raciais.