Sobre os primeiros movimentos de rebelião que ocorreram na colônia, escreva um texto no qual constem as seguintes palavras ou expressões:
Nativismo - interesses metropolitanos - interesses coloniais - tributação
Respostas
Os primeiros movimentos de rebelião na colônia aconteceram quase que desde a sua fundação, como a Revolta de Beckman, no século XVII, mas ganharam força no Século XVIII, com a expansão dos ideais iluministas e a influência da Revolução Francesa e da Revolução Americana.
Estas revoltas adotavam a ideologia do Nativismo: defendiam os interesses dos nativos do país, quem de fato havia nascido nele, em contraposição aos interesses das metrópoles coloniais.
Os brasileiros, no caso, desejavam menores impostos e condições de organizar-se livremente do jeito que lhes parecesse mais adequado, enquanto que os portugueses desejavam aumentar os impostos e manter o controle político sobre a colônia.
Uma das primeiras rebeliões que aconteceram no período colonial foi a revolta dos Beckham. Essa revolta aconteceu na província de Grão-Pará e foi uma revolta contra uma empresa designada pelo governo português para fornecer escravos negros para essa região.
Como a empresa não cumpriu o acordo e os índios estavam proibidos na escravidão, as pessoas que viviam na região, acabaram se revoltando.
Nesta região, a produção se destinada principalmente a procura de produtos nativos que eram exportados, conhecidas como drogas do sertão: guaraná, plantas medicinais, castanha do Pará, dentre outros.
Os rebeldes se rebelaram contra o sistema de impostos e contra a falta demão de obra. Eles atacaram a empresa e também os acampamentos jesuítas.