Respostas
respondido por:
2
Grande parte dos índios brasileiros vive hoje na Amazônia. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural.
Vida e cultura
Embora muitas tribos de índios da Amazônia possuam contato com a cultura externa, elas ainda mantém os principais aspectos de vida dos seus antepassados. Vivem da caça, pesca, extrativismo vegetal e agricultura.
Uma das principais figuras nas tribos é o pajé. Espécie de curandeiro, ele é também o sábio que conhece a cultura do povo e a transmite oralmente para os mais novos. É ele quem domina o contato com o mundo espiritual e faz os rituais religiosos, principalmente de cura.
Línguas
Os povos indígenas da Amazônia podem ser divididos em seis troncos linguísticos: Tupi, Aruaque, Tukano, Jê, Karib e Pano.
Problemas enfrentados atualmente
Embora grande parte dos povos indígenas da Amazônia tenha suas terras demarcadas e protegidas por lei, eles ainda sofrem com a presença de garimpos na região, construção de hidrelétricas e rodovias e o avanço da agropecuária de grande porte.
Tribos isoladas da Amazônia
Algumas tribos indígenas que vivem na Amazônia não possuem qualquer contato com outras tribos ou culturas. Estes povos vivem da mesma forma que seus antepassados de séculos atrás. Como não possuem contatos externos, não sabem o que há e o que se passa no mundo. Vivem da caça, pesca, coleta de vegetais e agricultura de subsistência.
Principais grupos indígenas que vivem na Amazônia
Acre
- Amawáka
- Arara
- Deni
- Nawa
Amapá
- Karipuna
- Palikur
- Wayampi
Amazonas
- Kambeba
- Jarawara
- Korubo
- Wanana
Pará
- Anambé
- Jaruna
- Kayapó
- Munduruku
Rondônia
- Arara
- Aruá
- Nambikwara
- Tupari
Roraima
- Macuxi
- Yanomami
- Waiwai
- Ingaricô
Tocantins
- Apinaye
- Guarani
- Karaja
- Kraho
- Xerente
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Todas as tribos vivem da mesma forma? Justifique sua resposta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás