Uma das decisões mais difíceis para o gestor empresarial se refere às decisões sobre a forma de endividamento que os financistas denominam estrutura de capital. Quanto menor o custo de capital, melhor para organização, pois será mais fácil de viabilizar projetos de investimentos.
As decisões de financiamento dependem do tamanho da empresa e o estágio de maturidade dessa empresa. Existem, pelo menos, cinco fases do negócio: início, expansão, crescimento, crescimento maduro e declínio. Nos estágios iniciais, normalmente os empresários tendem a utilizar capital próprio para financiar as suas atividades. Nas fases de expansão combinam o capital próprio, proveniente do lucro, e o capital de terceiros, proveniente de endividamento bancário.
A empresa pode se financiar com duas fontes de financiamento: capital próprio ou capital de terceiros. Considerando tais fontes de financiamento, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes alternativas:
( ) O capital próprio é proveniente dos lucros retidos na empresa através do tempo ou o aporte de capital dos sócios.
( ) Fontes de terceiros para o curto prazo, normalmente direcionadas para a cobertura das necessidades de capital de giro, costumam ter um custo baixo e são muito recomendadas para compor projetos.
( ) Mesmo com dinheiro em caixa, o empresário pode se deparar com alternativas mais lucrativas no mercado e preferir financiar seus projetos com essas alternativas. Esse tipo de capital é de fonte própria.
( ) As fontes terceiros de longo prazo oferecem custos menores e tendem a ser subsidiadas por políticas governamentais que estimulam o crescimento e desenvolvimento empresarial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, F e V
b. F, F, V e F
c. V, F, F e F
d. V, V, F e F
e. V, V, F e V
Respostas
respondido por:
0
tenho a mesma dúvida
respondido por:
0
Segundo o material de apoio da FATEC, UA15:
V, F, F e V
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás