Capitalismo e socialismo possuem diferenças fundamentais. Entre as diferenças destaca-se o modo como a economia é administrada. No socialismo soviético a economia era gerida com grande intervenção do governo, que a planejava, com predomínio da propriedade estatal dos meios de produção. Ou seja, o governo era o proprietário das empresas.
Considerando o predomínio da propriedade estatal no socialismo soviético, podemos considerar que este aspecto tinha como objetivo
A
defender a economia da entrada de empresários dos Estados Unidos, grande rival da União Soviética no período.
B
focar as indústrias soviéticas para a produção de armamentos, preparando o “país” para um possível confronto com os EUA.
C
garantir emprego aos trabalhadores menos qualificados que ficariam excluídos, caso o governo não os acolhessem.
D
reforçar a produção industrial, visto que o governo possuía maior capacidade de investimentos do que os empresários.
E
promover, teoricamente, uma sociedade igualitária, na medida em que o governo as administraria para que todos tivessem um padrão e vida similar, não existindo patrões e empregado.
Respostas
respondido por:
5
Olá,
Podemos inferir que no socialismo soviético a economia era gerida com grande intervenção do governo e isso ocorria com o objetivo de alcançar uma sociedade igualitária, sem diferenças sociais e com igualdade de oportunidade.
Isso se deu por meio de muitas cooperativas administradas pelos próprios trabalhadores, a exemplo da agricultura; sendo que foram realizados vários planos e reestruturações, mas o sistema soviético falhou.
Letra E.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás