• Matéria: Português
  • Autor: gregolk15
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto= O SEGREDO DA VIDA

A. Marcelo Tas inicia seu texto contando que ganha a vida fazendo perguntas. Que informação ele supõe que o leitor tenha a seu respeito?

B. Segundo o autor, qual é a principal dúvida que o ser humano tem? Por que a chegada dos filhos amplia essa dúvida?

2 .No terceiro parágrafos, Marcelo Tas comenta sua participação em um evento empresarial, no qual entrevistou o filósofo Mário Sérgio Cortella e lhe fez a pergunta "qual o segredo da vida? Cortella respondeu "O segredo da vida é que ... Vaca não dá leite!"

A. a partir desse momento, Marcelo Tas introduz em seu texto uma digressão, isto é um afastamento momentâneo em relação ao assunto abordado. Em que consiste a digressão que ele faz?

B. Mario Sergio Cortella, em sua palestra, também faz uma digressão. Em que a digressão ele faz consiste?

C. Do ponto de vista da construção tanto no texto de Tas quanto na palestra de Cortella qual é o papel dessas digressões?

D. Discuta com os seus colegas: as digressões prejudicam a coerência e a coesão. Textual, ou elas contribuem para a construção de uma e de outra? Justifique sua resposta.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
124

Olá,

A) A digressão feita por Marcelo Tas possui o objetivo de explicar ao leitor o sentido atribuído à frase dita por Mário Sérgio Cortella "O segredo da vida é que... vaca não dá leite!".

B) Na palestra realizada por Mário Sérgio Cortella, ele faz uma digressão, contando como educou seus filhos com a promessa de que aos 13 anos de idade lhes contaria o segredo da vida. A digressão que ele fez consiste em também explicar o sentido da vida, que é o esforço como o motor de qualquer realização pessoal.

C) As digressões mostradas possuem o objetivo de explicar uma frase ou trecho que exige uma explicação complementar, visto que tal frase, quando não explicitada, possui caráter enigmático.

D) As digressões não prejudicam a coerência e a coesão textual; pelo contrário, elas dão maior profundidade e contextualizam algo que foi dito, reforçando em caráter explicativo e argumentativo uma ideia defendida.

Abraços!

Perguntas similares