Respostas
respondido por:
38
Na sociedade capitalista o trabalho se caracteriza pela exploração do trabalhador com o objetivo de extração da mais-valia pelos donos dos meios de produção .
O trabalho se torna estranho ao indivíduo, por assim dizer, alienado. Pois o trabalhador produz e não para seu engrandecimento como ser humano e sim para a edificação do próprio capital.O que cria é totalmente estranho à sua essência, em verdade, aquilo que o trabalhor engendra por meio de seu trabalho não tem qualquer semelhança e identidade com ele próprio, concebe um objeto que ele próprio, o trabalhador, não se reconhece.
O trabalho, de acordo com as relações capitalistas de produção, torna o homem não sujeito de sua ação e sim objeto, uma coisa, uma ferramenta à acumulçao do capital.
Levando-se em consideração que é por meio do trabalho que o homem modifica a natureza em prol de suas necessidades e, por conseguinte, transforma a si mesmo de tal maneira a humanizar-se, engendrando por meio de um conhecimento social e histórico as ferramentas de que necessita à sua própria vida social histórica criando-as para seu valor de uso, em uma sociedade capitalista em que o valor de troca, a reificação, a alienação, dominação imperam, as formas que se observam de trabalho , tal qual é-nos apresentadas no capitalismo, jamais poderá lograr um modo humano e plenamente capaz de devolver a liberdade e a emancipação
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás