• Matéria: Pedagogia
  • Autor: felipemuniz2123
  • Perguntado 7 anos atrás

A ONG Caminhos da Esperança (Organização Não Governamental), situada na periferia de Fortaleza, tem por objetivo colaborar com o estado na formação de cidadãos letrados. Para isso, ela organiza ciclos de debate para entender a história da comunidade e das pessoas que ali vivem. Além disso, essa ONG busca recursos governamentais e não governamentais e oferece à população ensino noturno para quem não teve acesso à escola na época devida. Porém, como a mão de obra é escassa, ela contrata monitores que não têm graduação nas áreas de educação. Tais monitores, apesar da metodologia de envolvimento com a comunidade, desconhecem e não participam de formação específica na área de alfabetização e letramento. Dona Olga, a professora, utiliza uma velha cartilha nas suas aulas. Os alunos, mesmo motivados, não conseguem obter êxito na escrita e na leitura. 1) Considerando a situação dessa ONG, descreva os empecilhos que podem ocorrer na prática pedagógica da professora. Essa descrição pode ser apresentada em forma de tópicos comentados. 2) Descreva quais comportamentos da ONG estão adequados ao processo de alfabetização e letramento. Escreva sua resposta no campo abaixo:

Respostas

respondido por: Matheusieti
27

Olá!

Avaliando o caso, é importante que a responsável pela ONG, organize e avalie os dados recebidos nas pautas das reuniões e note como a instituição é organizada.


Deste modo, é importante notar que sua ação deverá se relacionar com as propostas de alfabetização e letramento, que possui características que estão diretamente ligadas a promoção e observação da educação.



Por isso, os monitores, deverão por em prática a gestão democrática levando em consideração os seguintes aspectos:

O assessoramento na análise das questões dos diversos segmentos escolares;

A tomada de decisões no projeto político pedagógico;

A participação nos segmentos representativos da instituição escolar e na comunidade local, decidindo sobre como o funcionamento das escolas irá intervir nos problemas da comunidade.



Até mais!



respondido por: daydamadjd
37

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Para realizar este desafio, considere as seguintes questões:

1) O emprego da cartilha é, provavelmente, descontextualizado da prática dos alunos da escola noturna.

- Falta de formação da professora, que parece desconhecer métodos de ensino diferentes daqueles que aprendeu.

- Provável falta de coordenação no processo pedagógico, pois não há no relato a presença desse profissional.

2) A ONG Caminhos da Esperança, quando se organiza para debates e para o entendimento da realidade das pessoas da comunidade, promove uma ampliação de sua visão de mundo para melhor qualificar a sua intervenção, pois tem uma mediação dialógica com a comunidade. Com essa postura, a ONG considera que a missão do ensino é transmitir não o mero saber, mas uma cultura que permita compreender a condição de vida e que forneça, ao mesmo tempo, um modo de pensar.

Perguntas similares