• Matéria: Direito
  • Autor: natanmateusgr5342
  • Perguntado 7 anos atrás

Em decisão unânime, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a possibilidade de determinação judicial assegurar a efetivação de direitos fundamentais, mesmo

Respostas

respondido por: winederrn
4

Ciao, amigo(a)!

Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.

(...) que impliquem custos ao orçamento do Executivo. A questão teve origem em ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina, para que o município de Criciúma garantisse o direito constitucional de crianças de zero a seis anos de idade serem atendidas em creches e pré-escolas. O recurso ao STJ foi impetrado pelo município catarinense contra decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

A partir da leitura do texto acima, analise os principais óbices que enfraquecem a efetividade dos direitos sociais no direito contemporâneo.


De acordo com o Art. 6º da Constituição Federal de 1988, a educação é considerada um direito social que deve ser ofertada aos cidadãos. Conforme podemos observar no texto, a educação é o direito social que está sendo negado pelo Estado.

De acordo com alguns doutrinadores do Direito, um dos principais impedimentos para a não execução dos direitos sociais está no fato de o Estado valer-se pela defesa da reserva do possível, onde ele gastará recursos considerados suficientes em cada área social, mesmo que não atenda às necessidades da população (que são infinitas).


Espero ter contribuído.

Perguntas similares