Desenvolver um roteiro acerca da propedêutica clinica com base no exame físico considerando a diversidade de perfis populacionais
Proposta: Uma das habilidades do enfermeiro no que se refere ao processo de trabalho assistir é a realização da coleta de dados, que inclui o exame físico. Nessa trajetória de aprendizado, é necessário o desenvolvimento contínuo das práticas que envolvem o exame físico, a anamnese e a propedêutica clínica, os quais subsidiam a propedêutica em enfermagem, que tem como objetivos: o respaldo à equipe de enfermagem diante da história clínica do paciente, o diagnóstico de enfermagem, a prescrição da assistência, a evolução e as anotações de enfermagem. Esse processo é sistemático e envolve a utilização de uma abordagem organizada para alcançar seu propósito maior – a qualidade dos serviços de enfermagem. Assim, a proposta consiste em construir um roteiro para anamnese e exame físico que considere aspectos inerentes do paciente com febre amarela. O aluno também deverá destacar os exames laboratoriais necessários para fins diagnósticos e as alterações esperadas para esse caso. Orientação: Após realizarem guardem esta reflexão para discussões em sala de aula.
Respostas
respondido por:
34
Olá!
No caso desse paciente, a apresentação clínica, deve seguir a seguinte abordagem:
Quadro clínico;
Marcadores de gravidade: Saber a idade do paciente, quais tipos de atividade ele pratica, tipos de medicamento que tomou caso tenha ingerido antes da consulta.
Um exame físico, para evidenciar se a febre alta é devido a frequência cardíaca.
A abordagem diagnóstica, incluindo exames de rotina, como um hemograma, a função renal, hepática assim como coagulograma e detecção do RN viral por PCR.
E por fim, o diagnóstico diferencial, que definirá se de fato ele possui febre amarela ou outras patologias, como a dengue, as hepatites virais etc.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás