1)
A respeito da questão ambiental, Wolch & Emel afirma que a sobrevivência da humanidade, tanto individualmente como espécie, só foi possível pela relação com os outros animais.
Assim, pode-se afirmar que :
I - A inter-relação entre as espécies é irrefutável; nós respondemos pelos vertebrados, invertebrados, insetos e microrganismos.
PORQUE:
II - Os animais são cruciais para a sociedade capitalista pós-moderna assim como eram (e ainda são) para as sociedades coletor-caçador ou pastorais (ainda mais importantes se pensarmos em termos de consumo e entretenimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Referindo-se as questões das relações sociais, Wolch & Emel (1995), afirmam que a observação sobre a interação com os não-humanos, suas práticas de dominação sobre os animais moldam os papeis e as relações sociais.
Nesse sentido as autoras se referem à Carol J. Adams que afirma:
I - As relações dualistas e patriarcais derivadas dessa relação e tentativa de controlar e dominar o outro não-humano.
II - As vítimas de violência sexual em geral dizem se sentirem como um "pedaço de carne", fazendo alusão à relação de dominação supracitada.
III - Essa referência é importante para a construção da concepção da Geografia Cultural Animal que deriva, em muitos autores de seus trabalhos com a questão de gênero.
A alternativa correta é:
Alternativas:
a)
V, F, F;
b)
V; F; V;
c)
V; V; V;
Alternativa assinalada
d)
F; F; V;
e)
F; F; F;
3)
Ostenta a geografia uma longa tradição de investigação dentro das relações entre natureza e sociedade e o caminho em que os recursos naturais e suas condições (como clima, solo e assim por diante) e as práticas culturais humanas moldam-se mutuamente. Porém nessa tradição a questão da natureza (como agente) e assim os animais também, não eram considerados até meados nos anos 90.
Assim, pode-se afirmar que:
I - A questão espacial e seu aspecto social e as modificações epistemológicas causadas pelas obras de Henri Lefebvre, para quem o espaço nunca é inocente, em termos de moldar os assuntos humanos.
PORQUE:
Nega a inocência do espaço, apontando como conhecimento e poder eram ligados ao uso do espaço e do lugar – para isolar e excluir, segregar e gerenciar as diferenças sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
No editorial da revista Environment and Planning D: Society and Space de 1995, Jennifer Wolch e Jody Emel, apresentam as primeiras reflexões do que viria a se tornar a 3ª Onda da Geografia Cultural Animal.
Neste editorial, Wolch & Emel (1995) destacam que a questão animal ainda não está totalmente inserida na Geografia, pois:
I - A teoria social permanece resolutamente antropocêntrica. Os animais tendem a ser subordinado dentro dos debates sobre a relação natureza-cultura, ou mais genericamente, do meio-ambiente.
II - Afirmam ainda que os animais fossem os últimos "outros". Aqueles cujo nossa esfera moral deve ainda ser (re)pensada.
III - Os motivos dessa distrofia teórica estão ligados à tradição de exploração dos não-humanos.
IV - Referem-se, também, as relações sociais do capitalismo, que convertem os animais em recursos e os leva a ser reconceitualizados no mundo inanimado dos commodities para ser controlado e consumido.
A alternativa correta é:
Alternativas:
a)
V, F, F, V;
b)
V; V; V, V;
Alternativa assinalada
c)
V; F; V, F;
d)
F; F; F, F;
e)
F; F; V, V;
5)
Importante ponto neste aspecto político é o conflito entre grupos de direitos dos animais e bem-estar animal e a indústria farmacêutica, ciência e outras indústrias. Nos EUA, essa batalha se dá no lobbie de cada um desses setores, intensificando os debates no Congresso e Senado. A discussão passa então a ver a identidade como central para a (re) introdução dos animais no debate social.
Assim, podemos definir identidade neste contexto como sendo:
Alternativas:
a)
Estruturas da nossa organização sócio-espacial;
Alternativa assinalada
b)
Estruturas da nossa organização política;
c)
Estruturas da relação parental;
d)
Estruturas do capital na sociedade contemporânea;
e)
Estruturas das articulações semânticas de construção social;
Respostas
Olá,
1. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
I. correto. Seres humanos e animais sempre conviveram. Seja por relações de afeto, experiência, conflitos ou relações simbólicas, seres humanos e não humanos sempre se relacionaram, em diferentes contextos e culturas.
II. correto. Porém, atualmente, há forte investigação da inter-relação humanos e não humanos, sob a luz das indagações ético-ecológicas, tentando compreender a complexidade destes seres viventes e as diferentes formas de conexão entre a humanidade e animalidade, não apenas sobre as construções sociais do conceito de animal, mas também sobre os espaços físicos e simbólicos dos animais nas culturas e sociedades humanas.
2. c) V; V; V;
I. correto. Carol J. Adams argumenta sobre a relação humanos e não humanos, sob o ponto de vista do consumo de carne, suas conotações masculinas e a desigualdade entre espécies.
II. correto. A carne está no domínio masculino. Nossa cultura, considera animais e mulheres como seres inferiores e ambos estão disponíveis para abusos.
III. correto. Consumo de carne e mulheres como produtos estão relacionados. A supremacia masculina que estabeleceu a cultura do homem branco como civilizado deve ser revista sob os olhares de novas relações entre as diferentes raças, os animais não humanos e as mulheres.
3. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
I. correto. Para Henri Lefebvre o espaço é visto como produto social, que abriga uma lógica econômica e política.
III. correto. Argumenta o pensamento dialético encontrado no espaço-mercadoria, visto a partir do consumo do espaço e não somente nas condições naturais e históricas.
4. b) V; V; V, V;
I. correto. Porém, trabalhos recentes estão reavaliando as relações homem-animal e o papel da natureza, dando novo significado para os animais e a paisagem moral urbana.
II. correto. Animais e humanos, estão no âmbito de nossas preocupações morais, por isso devemos rever nossa história, e seus aspectos diários de consumo, sob uma nova perspectiva.
III. correto. Tradicionalmente os animais eram vistos como desprovidos de inteligência e vontade moral: escolha ou sentimento, tampouco tinham a capacidade de determinar racionalmente seus próprios fins.
IV. correto. É uma relação conflituosa entre o homem-animal: pecuária e indústria de alimentos; adoção e convivência com pets; animais e esporte, entre outras.
5. alternativa correta: e) Estruturas das articulações semânticas de construção social;
Relações entre estrutura social e semântica são mediadas por sua complexidade, e estão relacionadas ao discurso do poder. Isso torna a sociedade capaz de refletir sobre suas possibilidades a partir de uma teoria adequada à uma nova realidade social.