• Matéria: Biologia
  • Autor: belafernand1274
  • Perguntado 7 anos atrás

FMJ (2015) Beatriz desenvolveu um mioma (tumor benigno) e teve que se submeter a uma cirurgia de retirada do útero. Após a cirurgia,

Beatriz desejou ter um filho, e pediu à Raquel, sua irmã, que fosse sua cessora temporária de útero (“barriga de aluguel”).

Raquel disse ser impossível, alegando que havia se submetido à laqueadura após o nascimento de sua segunda filha e

não poderia engravidar novamente.

a) A negativa de Raquel quanto a engravidar é pertinente? Justifique sua resposta.

b) Se os ovários de Raquel tivessem sido removidos, seria difícil ser “barriga de aluguel”, caso não recebesse hormônios,

principalmente no início da gestação. Explique por que, nessas condições, seria difícil manter uma gravidez e mencione

os hormônios que ela deveria receber.

Respostas

respondido por: wendymaia99
1

a) Não é pertinente uma vez que a laqueadura apenas impede o encontro de espermatozoide e ovócitos ll através do rompimento das tubas uterinas e o método da ''barriga de aluguel'' consiste no desenvolvimento de um embrião que já foi gerado a partir de técnicas de fertilização in vitro, sendo necessário portanto, apenas o útero da ''mãe de aluguel'' para o desenvolvimento do embrião.

b)Os ovários são as gônadas femininas que funcionam sob a influência dos hormônios FSH e LH, produzindo estrógeno e progesterona. Portanto, se Raquel retirasse os ovários a produção desses hormônios seria inibida, dificultando o progresso da gravidez na ausência de progesterona, cuja principal função é a preparação do endométrio para receber o embrião. Raquel precisaria tomar os hormônios progesterona, testosterona e estrógeno para condicionar uma homeostase.

Perguntas similares