Um dos poucos segmentos do Brasil a não sentir os efeitos da crise, o setor farmacêutico exige uma logística especializada para dar vazão à demanda atual e viabilizar seu crescimento. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, por exemplo, é um índice que indica o potencial crescimento da área. A cadeia de suprimentos farmacêutica não permite índices de ruptura e erros no transporte, armazenagem, além de cuidados com custos e riscos intrínsecos às operações. O cenário atual abre espaço para que distribuidores do ramo ampliem seus negócios, já que o comércio global na saúde aumenta em ritmo acelerado e as cadeias de suprimentos precisam acompanhar esse passo -não só em tamanho, mas em complexidade. Flexibilidade e eficiência são fundamentais. Um nicho importante, que não pode ser esquecido, é o das farmácias de pequeno porte, localizadas no interior dos estados. Do total de 72 mil farmácias do país, 80% são pequenas e médias. Desta forma, reduzir os custos operacionais e manter a qualidade de entrega para esse público torna-se a bola da vez no setor. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018. A partir do texto acima, leia as alternativas abaixo e assinale a correta em relação a previsão de necessidades.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Abaixo, seguem as alternativas da pergunta.
(...)
Alternativas Alternativa 1: Em geral, as empresas aguardam os pedidos, para começarem a planejar o que produzir.
Alternativa 2: A previsão ou níveis de demanda, não afetam os índices de capacidade financeiras da empresa e sim a estrutura de estoque.
Alternativa 3: A previsão logística de produtos abrange a natureza espacial da demanda, já a natureza temporal não é afetada com estas ocilações/variabilidade.
Alternativa 4: Previsões são informações essenciais para o planejamento de reposição de materiais, o grande desafio das previsões de demanda esta em encontrar um programa (software) que gerencie esta demanda.
Alternativa 5: Planejar a produção, significa prever os itens necessários a seu planejamento de produção, tais como orçamento, planejamento de mão de obra, lead time longo, itens de suprimentos e níveis gerais de estoque.
A previsão de necessidades é baseada nas demandas futuras em uma organização. Nesta direção, o gestor logístico é responsável por fazer um planejamento que envolve os seguintes pontos:
avaliação de toda a capacidade produtiva;
orçamentos dos gastos com produtos e matérias-primas necessários para o atendimento das necessidades dos consumidores;
gastos com manutenção de estoques;
gastos com mão-de-obra direta e indireta.
Gabarito:
"Alternativa 5: Planejar a produção, significa prever os itens necessários a seu planejamento de produção, tais como orçamento, planejamento de mão de obra, lead time longo, itens de suprimentos e níveis gerais de estoque".
Até breve!