• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rayssasouzab
  • Perguntado 7 anos atrás

1) “A divisão Social do Trabalho modela não apenas o trabalho, mas também populações, porque em longo prazo cria aquela massa de trabalho simples que é o aspecto principal das populações em países capitalistas desenvolvidos” (BRAVERMAN, 1997, p. 80). Com base no pensamento clássico apresentado,
explique:
A) a concepção epistemológica da categoria “Trabalho” e a definição da chamada lei geral de Divisão Social do Trabalho capitalista;
B) por que o “Trabalho como Princípio Educativo” é um componente formativo fundamental para a educação de qualidade social, notadamente, no contexto de instituições públicas de educação profissional no Brasil.
2) DIREITOS HUMANOS EM QUESTÃO
O caráter universalizante dos direitos do homem (...) não é da ordem do saber teórico, mas do operatório ou prático: eles são invocados para agir, desde o princípio, em qualquer situação dada.
François JULIEN, filósofo e sociólogo.
A visão mais integrada dos direitos econômicos, sociais, civis, políticos e, mais recentemente, ambientais, ou seja, trata-se da integralidade ou indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as novas concepções de direitos, destacam-se:
• a habitação como moradia digna e não apenas como necessidade de abrigo e proteção;
• a segurança como bem-estar e não apenas como necessidade de vigilância e punição;
• o trabalho como ação para a vida e não apenas como necessidade de emprego e renda.
Tendo em vista o exposto acima, esclareça por que o trabalho como ação para a vida representa um avanço para o exercício pleno da cidadania, na perspectiva da integralidade dos direitos humanos.

Respostas

respondido por: thaynnaba
5

olá1

no caso em questão podemos afirmar que o trabalho pode ser concebido como a força que o individuo dispende como forma de prestar um serviço a alguém ou ainda produzir algo.

nesse sentido, o conceito de trabalho foi se modificando ao longo dos anos, com ele também se modificou a perspectiva normativa acerca do trabalho. hoje o trabalho é visto como algo que dignifica o homem, possibilitando a sua sobrevivência dentro da sociedade.

nesse sentido, é interessante afirmar que a divisão social que temos hoje também se baseia na forma como conceituamos e trabalho, tendo em vista o nosso modo de produção capitalista.

espero ter ajudado!

Perguntas similares