• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jlouren
  • Perguntado 9 anos atrás

Max Weber é um dos principais teóricos clássicos da Sociologia. Para ele, o capitalismo tem suas contradições, mas demonstra ser a forma de organização econômica eficiente e capaz de responder historicamente as necessidades sociais. Weber inova em sua análise em questionar as teses do fato social como um fenômeno objetivo, como Durkheim, questiona o determinismo das teses marxistas. Julgue as afirmativas abaixo sobre as teses de Weber e assinale a alternativa correta:
Para Weber há uma relação direta entre os fatos sociais e as ciências naturais. Para ele, não devemos considerar como consciente os atos humanos e nem as particularidades como relevantes na vida social.
Valorizando os modelos de ação que se constituem como a condição para a ação social, Weber estabelece uma relação entre a percepção dos homens em relação a sua realidade a forma como dão sentido a ação.
Para Weber, entender a construção dos valores que dão sentido a ação social é fundamental. Nem sempre o fato social denuncia em si a intensão de quem pratica a ação.
Até mesmo a emotividade pode ser um impulsionador da ação. Nunca de forma isolada, mas pode associar elementos que gerem uma reação emocional e determine um comportamento com baixo grau de racionalidade ou uma lógica movida pelo sentimento.
ALTERNATIVAS

Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.


Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.


Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.


Somente as alternativas 1,3 e 4 estão corretas.


Todas as alternativas estão corretas.

Respostas

respondido por: rosineia321
91
Respondi a 2 na aula prof: Gilson comenta alguma coisa


raqueldanielle: Obirgada!!!!! xoxo
lucasalexandrew5re4t: OBRIGADA
respondido por: Matheusieti
0

Mas Weber não desconsidera o fato dos atos humanos serem consciente, muito pelo contrário, ele entende a ação do indivíduo como parte de um organismo social. a partir dessa base, a alternativa 2 é a que melhor se apresenta como correta.

Para Weber a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.

Sendo eles:

  • A ação racional com relação a um objetivo;
  • A  Ação racional com relação a um valor;
  • A ação afetiva;
  • A ação tradicional.

Por fim, Durkheim já afirmava que o indivíduo nasce sem saber seu papel na sociedade, e, ainda nos apresenta através do fato um entendimento mais amplo sobre as normas coletivas as quais orientem a vida do indivíduo, consistindo em ideias, ou até mesmo regras que são estabelecidas pelos indivíduos, que já existem desde nosso nascimento, sendo nossa formação baseada nessa noção.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/15194534

Anexos:
Perguntas similares