eia o trecho de texto a seguir e responda à questão: O desembarque do poema Umas não sabem a que vieram. Outras procuram o apoio de uma frase familiar após o celibato no silêncio. Erguem-se outras em curtos voos de ensaio na transparência do espaço. Cada palavra não diz logo o que pode, mas espera. Espera o momento. Suspeitam, todas, que vieram para alguma coisa, mas falta ainda o plano. Esta vive da memória de algum poema do qual se desgarrou; aquela parece virgem de qualquer aventura e tem pressa de servir. [...] MACHADO, Aníbal. Cadernos de João. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 9-10. (Fragmento) O texto mostra como as palavras chegam ao autor, no momento da construção de um poema. O narrador parece categorizá-las, destacando-lhes características. No último período do fragmento, Escolha uma: a. a palavra algum determina que o poema a que se refere é de um autor conhecido, embora o narrador tenha esquecido quem seja. b. o pronome do qual pode se referir tanto a “poema” quanto à “memória”, e deveria ser substituído, em um texto mais objetivo, por “de que”. c. o demonstrativo aquela se refere à oração “vive da memória de algum poema”, o que reforça a ideia de que a palavra sente a necessidade de servir. d. o vocábulo esta se refere a uma palavra que se encontra próxima do narrador, pois não retoma nenhum elemento na frase anterior.
Respostas
respondido por:
6
Resposta correta: O vocábulo esta se refere a uma palavra que se encontra próxima do narrador, pois não retoma nenhum elemento na frase anterior.
respondido por:
7
o vocábulo esta se refere a uma palavra que se encontra próxima do narrador, pois não retoma nenhum elemento na frase anterior.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás