Respostas
Zlata é apenas uma criança de 11 anos, e como todas as outras tudo o que ela quer é ter uma infância boa e tranquila, porém a guerra tira essa oportunidade de suas mãos. Em "O Diário de Zlata" iremos acompanhar como sua infância foi tomada e substituída por bombas e mortes. E não, não é mais uma história baseada em guerras. É uma história real, escrita por uma pessoa que vivenciou aquele momento, que estava lá e que agora nos conta como foi. Este livro não é uma ficção.
Zlata irá começar a escrever em seu diário alguns meses antes da guerra começar, então podemos acompanhar como era sua rotina e sua vida antes de toda aquela tragédia cair em sua cidade. Apelidada como Mimmy, seu diário irá absorver toda a sua alegria e também tristeza, será sua melhor amiga e a quem poderá contar sobre tudo o que está sentindo e pensando. Uma bela maneira de se libertar um pouco de tanta tragédia. E no final, Mimmy e sua família são os únicos que continuam ao seu lado.
Acompanharemos junto com Mimmy a trajetória de dois anos e alguns meses. A época antes e durante a guerra. Zlata é uma criança que não entende o motivo disso estar acontecendo e o porquê de estarem fazendo isso com ela e com as outras crianças. O porquê de estarem tirando tudo delas, inclusive sua infância. Ela não entende sobre política, mas deixa explícito várias vezes qual é a sua opinião sobre os políticos e suas ações (ou até mesmo a falta delas).
Sabemos que aquelas são palavras de uma criança, mas são tão impactantes e significativas, que muitas vezes me deparei pensando em como uma garota de 11 anos poderia ter todos aqueles sentimentos e expor de uma maneira tão simples e bela. Em vários momentos me senti como se estivesse ao lado dela ouvindo seus relatos. E também me emocionei com tudo o que ela teve que passar, e concordo com ela quando diz que nenhuma criança (e pessoa) merece estar no meio de uma guerra.
O Diário de Zlata conta a história real de uma garotinha de onze anos, que vivenciou os terrores da guerra.
Zlata: um relato de ferir o coração
Nesse texto, em forma de diário, acompanhamos os eventos que ocorrem durante a infância de uma garotinha chamada Zlata, de apenas onze anos.
Ela vivia uma vida tranquila com sua família até que o desastre da guerra irrompeu sobre seu país, causando o sofrimento de todo o povo.
Um pouco antes da guerra estourar, Zlata começou a escrever um diário, uma forma íntima de registrar tudo que ocorre na subjetividade de cada um.
Mas quando a guerra se torna a realidade, a garotinha já não pode mais escrever as experiências normais de uma criança. Ela descreve o comportamento das pessoas, como que o terror afastou as pessoas e destruiu suas famílias.
Entenda a linguagem utilizada no Diário de Zlata aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33412634
#SPJ2