• Matéria: Saúde
  • Autor: adrianatron1320
  • Perguntado 7 anos atrás

Apesar de ser causada por vírus A gripe se manifesta outras vezes em pessoas que teve a doença e se curou explique porque isso é possível sabendo que o vírus da gripe sofre mutações e os anticorpos são específicos

Respostas

respondido por: StRiGnAdO
13

Os vírus são organismos altamente mutagênicos, portanto os anticorpos produzidos especificamente para uma infecção anterior provavelmente não funcionarão contra uma nova infecção, pois muito provavelmente o corpo humano já estará lidando com uma cepa de vírus geneticamente modificada, o que desencadeará uma nova infecção

respondido por: carolgeburt
3

É importante lembrar que se trata de uma enfermidade provocada por vários vírus . Existem mais de 200 vírus envolvidos no processo infeccioso, por exemplo, o rinovírus q apresenta mais de 100 tipos diferentes, o coronavírus e alguns outros mais.

Ao longo da vida, entramos em contato algumas/várias/centenas de vezes com os vírus e contra esses mesmos o nosso sistema imunológico adquire imunidade. Se o indivíduo entra em contato com os demais vírus, poderá desenvolver a enfermidade.

É por esse motivo que crianças são mais propensas a se resresfriarem q os adultos, por elas ainda não terem a imunidade contra tantos vírus , ou seja, não adquiriram resistência a variados tipos de vírus. Conforme crescem, adquirem essa imunidade e tendem a ficarem menos resfriadas, mas isso não exclui o fato de q podem entrar contato com outro vírus e serem acometidos novamente em qualquer idade, seja criança, jovem, adulto ou idoso.

Uma vez em contato com o vírus, o corpo cria uma resposta imunológica contra aquele vírus. Há algumas centenas de vírus e o corpo do ser humano é incapaz de desenvolver imunidade cruzada, que é específica para cada tipo de rinovírus.

No caso da gripe em questão, acontece coisa parecida que é provocada por variados tipos de vírus. Os vírus causadores da gripe são chamados de influenza e os mesmos são caracterizados por permanecerem sempre em estado de mutação ou recombinação genética.

Na mutação, surge um vírus com gene parecido ao anterior (vírus primo) e o corpo tem alguma defesa contra esse vírus, embora não seja toda a defesa necessária já é alguma coisa porque o sistema imunológico já conhece o antigo enquanto na recombinaçao genética aparece um vírus novo, vírus esse que o corpo não tem defesa alguma, não o conhece ocasionando, nos mais simples casos uma "gripe muito forte" , até os casos mais complexos, como uma pandemia.

Perguntas similares