(Cesmac – AL) De acordo [com] a Organização Mundial da Saúde, a resistência do Aedes aegypti aos inseticidas tem aumentado, sendo recomendada a combinação de inseticidas mais potentes com métodos de controle que não sejam somente químicos. Sobre este assunto, é correto afirmar que os inseticidas provocam nos insetos: 1) mutações no material genético que são repassadas à prole, ocasionando resistência desses organismos a esses produtos químicos. 2) modificações em proteínas estruturais do exoesqueleto, aumentando a espessura da cutícula e diminuindo a absorção de produtos químicos. 3) eliminação parcial da população, sendo aqueles resistentes capazes de se reproduzir e proliferar no ambiente disseminando doenças. Está(ão) correta(s): (A) 1 e 2 apenas. (B) 1, 2 e 3. (C) 1 e 3 apenas. (D) 2 e 3 apenas. (E) 3 apenas.
Respostas
Olá!
O mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, está desenvolvendo resistência contra cipermetrina e deltametrina, dois dos inseticidas (compostos químicos usados para controlar ou matar insetos) mais utilizados.
Todo ser vivo evolui para encontrar uma maneira de se tornar imune a substâncias químicas que representam uma ameaça à sua saúde ou vida.
No caso específico do Aedes aegypti, os pesquisadores descobriram que o tipo mais comum de resistência é chamado de monoxigenase do citocromo P450, ou seja, o mosquito produz essas enzimas em maior quantidade para evitar que o inseticida o afete.
Então, nesse caso os inseticidas sómente eliminam de forma parcial da população o mosquito do aedes aegypti, enquanto que a outra parte ficam resistêntes e são capazes de se reproduzir novamente.
Alternativa correta: (E) 3 apenas.
Resposta:
Letra E
Explicação:
Apenas a terceira frase está correta. Atividade corrigida em sala