Assinale a alternativa em que o pronome pessoal está empregado corretamente: A) Este é um problema para mim resolver. B) Entre eu e tu não há mais nada. C) A questão deve ser resolvida por eu e você. D) Pra mim, viajar de avião é um suplício. E ) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava
Respostas
Alternativa D.
Mim é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim.
Na frase "Pra mim, viajar de avião é um suplício" a preposição "para" está contraída como "Pra"
De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, "mim" não conjuga verbo ou realiza qq ação, é um agente passivo, portanto "mim" não faz nada. Mim é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim.
Já no caso do "eu" sempre vem sempre antes do verbo determinando uma ação. O EU é o sujeito da ação.
Portanto, analisando as questões:
A) MIM não resolve nada, é um agente passivo, portanto, questão errada.
B) EU é o sujeito da ação, portanto, neste caso, o correto seria usar o MIM.
C) De acordo com a norma culta, após as preposições emprega-se a forma oblíqua dos pronomes pessoais, portanto, neste caso, deve-se usar MIM.
D) PRA é uma contração ou forma informal da preposição PARA, logo após está o pronome pessoal MIM, empregado CORRETAMENTE após a preposição.
E) Nessa questão é importante perceber que "quando voltei..." Quem voltou? EU, portanto (1ª pessoa) e o SI está em 3ª pessoa. Dessa forma, o SI não pode ser usado uma vez que não se pode combinar 1ª e 3ª pessoas nesta frase. O correto seria a MIM.