O Brasil vive uma democracia jovem, estabelecida no final dos anos 80. Essa democracia apesar de tão jovem, já aparenta sofrer com o desgaste das instituições representativas e dos representantes perante a sociedade civil. Podemos cogitar se as eleições não fossem obrigatórias em nosso país, uma parcela considerável da população não compareceria às urnas. Mas como esse fenômeno ocorre no Brasil? O que ocorre com a democracia no Brasil? Levando em consideração a confiança nas instituições, as pesquisas apontam que as instituições políticas são sempre mal avaliadas, ocupando as últimas posições na avaliação dos cidadãos. O índice de Confiança Social medido pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, desde 2009 vem avaliando 18 instituições, entrevistando uma parcela da população brasileira em todo o território nacional e seus resultados demonstram uma acentuada queda das instituições em períodos de manifestação como, por exemplo, no caso das manifestações do ano de 2013. Os números da pesquisa demonstram que os órgãos representativos têm estima baixa junto aos cidadãos, principalmente quando se trata do Congresso Nacional e dos partidos políticos.

Disponível em: < https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/viewFile/1935/audaliov6n1.pdf> . Acesso em: 25 out. 2018.

Considerando o texto acima e a democracia no Brasil, a seguir, avalie as afirmações e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa:

I. As democracias contemporâneas, de maneira geral, estão em ascensão. Ao mesmo tempo, governos atuais identificam na democracia um tipo de governo fácil de ser implantado em países com ampla extensão territorial, como é o caso do Brasil.
II. As recomendações de especialistas nacionais e internacionais é que o Brasil estabeleça outra forma de governo pensando a facilidade em se governar sem a participação popular.
III. Na democracia existem leis que estabelecem critérios para que a população possa participar da construção política, através do voto.
IV. A nossa Constituição Federal de 1988 demonstrou avanços ao incluir grupos que estavam excluídos do direito ao voto. De acordo com concepções teóricas, na democracia é uma exigência reduzir as restrições e conseguir com que o maior número de pessoas participe das escolhas.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V, F.

Alternativa 2:
V, F, F, V.

Alternativa 3:
F, V, F, V.

Alternativa 4:
F, V, V, F.

Alternativa 5:
F, F, V, V.

Respostas

respondido por: maarigibson
10

A alternativa correta é a 5 (F,F,V,V).

I – FALSO. A implantação de democracias em países territorialmente extensos como o Brasil é difícil, uma vez que não há homogeneidade no desenvolvimento das regiões, o que leva à dificuldade de levar o conhecimento a todos.

II – FALSO. As democracias são todas incentivadas internacionalmente, e os movimentos contra são reprimidos ou não possuem apoio.

III – VERDADEIRO. O voto universal e secreto é um dos pressupostos da democracia.

IV – VERDADEIRO. A Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, além de restaurar a democracia trouxe a oportunidade de voto aqueles que eram excluídos, como os analfabetos.

respondido por: Kbsududu
7

A alternativa correta é a 5 (F,F,V,V).

Perguntas similares