David pintou A morte de Socrates em 1787, dois anos antes da Revolução Francesa. Nesse momento, os filosofos iluministas, defendiam uma sociedade mais justa e a liberdade de expressão e contestavam o poder e a opressão exercidos pelo clero e pela aristocracia. A pintura foi feita por encomenda de um mecenas, e David aproveitou o tema para destcar em sua composição os valores que norteavam os filosofos iluministas. Com base nessas informações e na leitura da tela, responda:
Em que medida a tela de David expressa esses valores cultivados no seculo XVIII
Respostas
A tela mostra os últimos momentos da vida de Sócrates, quando ele, condenado à morte pelos seus concidadãos, rejeita fugir e viver e escolhe morrer para fazer cumprir a lei de Atenas. Mostra, aqui, um ato nobre de uma figura importante da antiga clássica, um período da história que os iluministas idealizavam como uma época em que a ciência estava acima dos dogmas religiosos e quando a política, mesmo que por vezes cometesse ações injustas, como condenar Sócrates, dependia dos cidadãos, e não da figura do Rei.
Sendo assim, representa um momento "iluminado" de uma época que era simbólica para os iluministas, cujos valores e hábitos, em parte, eles pretendiam resgatar com a revolução.
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
Na medida em que ele expõe um Sócrates condenado a morte debatendo com seus discípulos e não acabrunhado e chorando. É como se ele dissesse: eu tenho liberdade até o fim e vou usá-la.
Sucesso nos estudos.