Preciso de um resumo sobre cada um desses tópicos:
1-mudanças na economia
2-nacionalismo economico
3-criaçao da petrobrás (1953)
4-tentativa de controle dos lucros das empresas estrangeiras
5-retomada do projeto industrializante
São sobre o segundo governo de Vargas
Respostas
Após sua deposição em 1945, Getúlio Vargas conseguiu eleger o general Eurico Gaspar Dutra para a presidência brasileira pelo PSD (Partido Social Democrático). Durante o governo Dutra, Vargas manteve-se nos bastidores da política brasileira, angariando o apoio dos grupos políticos para garantir seu retorno a partir das eleições de 1950.
Eleições de 1950
Os três principais candidatos das eleições de 1950 foram Getúlio Vargas (PTB), Cristiano Machado (PSD) e Eduardo Gomes (UDN). Durante os anos do governo Dutra, o papel de Vargas foi de apagar a imagem de ditador construída durante o Estado Novo (1937-1945). Assim, nesse período, Vargas conseguiu o apoio do governador de São Paulo, Ademar de Barros, importante figura política da época. Além disso, ele conseguiu dividir o PSD e enfraquecer o candidato lançado pelo partido, Cristiano Machado.
Durante a campanha, Vargas apelou para o discurso populista, além de reafirmar sua postura pela industrialização do país conforme afirma o historiador Boris Fausto:
Getúlio baseou sua campanha na defesa da industrialização e na necessidade de se ampliar a legislação trabalhista. Modulou seu discurso de acordo com cada Estado que percorria. No Rio de Janeiro, onde a influência comunista era real, chegou a dizer que, se fosse eleito, o povo subiria com ele os degraus do palácio do Catete e ficaria no poder|1|.
O resultado das eleições foram:
Getúlio Vargas (PTB) com 48,7% dos votos;
Eduardo Gomes (UDN) com 29,7% dos votos;
Cristiano Machado (PSD) com 21,5% dos votos.
Governo Democrático
O governo democrático de Vargas foi fortemente marcado pela crise política, forte atuação da oposição de Getúlio, crise econômica – principalmente pelo aumento da inflação – e a tensão social que aconteceu em decorrência tanto da crise política quanto da econômica.
Havia um debate muito forte sobre a política de desenvolvimento econômico que seria aplicada no Brasil. Havia aqueles que defendiam uma postura nacionalista, ou seja, sem influência de grupos e capitais estrangeiros, e aqueles que defendiam a atuação dos grupos e capitais estrangeiros na economia brasileira. Esse debate ecoava também no exército, que, além disso, refletia as tensões existentes no contexto internacional com relação ao comunismo por causa da Guerra Fria. O historiador Thomas Skidmore fala a respeito de dinheiro aplicado pela CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, em organizações brasileiras com o objetivo de difundir as doutrinas americanas no exército brasileiro |2|.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)