Respostas
Filo Porifera
(Bob Esponja)
O Filo Porifera é representado pelas esponjas, a maioria dos exemplares possuem um habitat marinho, também há representantes de água doce, mas é minoria.
Esses animais são totalmente primitivos, não possuem tecidos verdadeiros, ou seja, não possuem órgãos, consequentemente são ausentes de sistemas, praticamente (circulatório, respiratório, excretor). Por conta disso, são considerados os animais mais simples do reino Animalia.
Eles possuem um corpo assimétrico com inúmeros poros. De acordo com a complexidade do formato de seu corpo, a esponja tem um nome:
- Áscon: a forma mais primitiva das esponjas, tem um formato de vaso.
- Sícon: um pouco mais complexa que o tipo áscon. O formato do seu corpo é composto por ''dobras'', assim formando mais canais.
- Lêucon: é o mais evoluído de todos. Possui uma espongiocele MUITO menor que as demais, enquanto possui a parede do seu corpo é bastante desenvolvida e completa de por um sistema de canais e câmaras.
Esses poros são essências para a sua alimentação. A água (com minenarais e oxigênio) entra pelos poros e é filtrada por células que possuem flagelos, são chamadas de coanócitos. Os flagelos batem/se movimentam e filtram a água.
Logo após filtrada, o ''resto'' da água que não foi absorvido é jogo dentro da espongiocele (cavidade da esponja) e logo em seguida ela é retirada pelo ósculo (abertura superior do corpo desses animais).
Por conta de serem sésseis (fixos no substrato) e filtradores, esses animais são excelentes bioindicadores de poluição de uma certa área.