(UNAMA – AM)
O avanço tecnológico das últimas décadas propiciou o surgimento de novos espaços industriais que concentram centros de economia informacional, baseados na microeletrônica, sendo também considerados polos irradiadores de inovações tecnológicas, estando situados geralmente em cidades de pequeno e médio porte localizadas no entorno de centros de pesquisas, institutos tecnológicos e universidades.
Estes centros são denominados:
(A)
cidades globais, as mais importantes do contexto mundial, estão localizadas no Vale do Silício, na Índia, onde estão os principais centros de produção de computadores e componentes de informática deste contexto.
(B)
megacidades, concentradas principalmente nos Estados Unidos, onde a gigante Microsoft domina o mercado de computadores e componentes.
(C)
tecnopolos, que se encontram espalhados nos vários continentes, inclusive em países considerados de economia emergente como o Brasil, sendo exemplo Campinas e São José dos Campos.
(D)
company towns, sendo o continente europeu a principal área de concentração desse tipo de centro urbano, destacando-se no contexto continental a cidade de Cambridge na Inglaterra.
Respostas
respondido por:
14
Olá,
(C) Tecnopólos, que se encontram espalhados nos vários continentes, inclusive em países considerados de economia emergente como o Brasil, sendo exemplo Campinas e São José dos Campos.
Sabemos que a existência das tecnologias e seu avanço, fazem com que haja uma grande mudança quando pensamos nas estratégias relacionadas ao espaço geográfico, e fazem surgir os tecnopolos, que são áreas de desenvolvimento econômico e estudo.
No Brasil, os tecnopolos estão localizados principalmente nas regiões sul e sudeste e são bem concentradas. São locus de formação e conhecimento econômico, sendo eles extremamente importantes para o desenvolvimento do meio.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás