• Matéria: Sociologia
  • Autor: Mathias08
  • Perguntado 7 anos atrás

A respeito do termo patrimonialismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real.
b) O patrimonialismo surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo.
c) O termo patrimonialismo é usado para se referir a formas de dominação política em que não existem divisões nítidas entre as esferas de atividade pública e privada.
d) Uma diferença fundamental entre patrimonialismo e feudalismo é a maior concentração de poder discricionário combinado com maior instabilidade nos sistemas patrimoniais.
e) A administração do Estado pré-capitalista era uma administração patrimonialista.

Respostas

respondido por: winederrn
6

Opah, amigo(a)!

A Administração Pública Burocrática surgiu na segunda metade do século XIX e representou uma forma de combater a corrupção e o nepotismo presentes no Patrimonialismo.

A Administração Patrimonialista confundia o público com o privado (interesses trocados). Neste sentido, A Administração Patrimonialista era comumente vista nas monarquias que existiram pelo mundo, onde os reis e rainhas selecionavam as pessoas (para ocupar cargos importantes) por motivos pessoais e afetivos. Em resumo, a Administração Patrimonialista funcionava como uma cabide de empregos.


Gabarito (incorreto).

"b) O patrimonialismo surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo".


Espero ter contribuído.

Perguntas similares