Respostas
David Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, criou a disciplina acadêmica da sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.[1][2]
Muito de seu trabalho estava preocupado com a forma como as sociedades poderiam manter sua integridade e coerência na modernidade, uma era em que tradicionais laços sociais e religiosos não são mais assumidos e em que novas instituições sociais têm surgido. Seu primeiro trabalho sociológico importante foi Da Divisão do Trabalho Social (1893). Em 1895, publicou As Regras do Método Sociológico e criou o primeiro departamento europeu de sociologia, tornando-se o primeiro professor de sociologia da França. Teorias da religião pode ser dividido em teorias substantivas (incidindo sobre o que é religião) e funcionais ou teorias reducionista (incidindo sobre o que faz).
Teorias substantivas influentes têm sido propostas por Tylor e Frazer (incidindo sobre o valor explicativo da religião para os seus seguidores), pelo teólogo Rudolf Otto (incidindo sobre a importância da experiência religiosa, mais especificamente as experiências que são simultaneamente fascinantes e aterradoras), Mircea Eliade (centrando-se na ânsia de perfeição sobrenatural, na busca de sentido, e na busca de padrões em mitologia em várias religiões).