• Matéria: História
  • Autor: Formig4
  • Perguntado 7 anos atrás

“É para abrir mesmo. E quem quiser que não abra, eu prendo. Arrebento. Não tenha dúvidas"
Foi desta forma que João Baptista de Oliveira Figueiredo, general e futuro presidente da República, em 15/10/1978, respondeu ao ser questionado sobre a abertura política na ditadura militar, iniciada por seu antecessor, o general-presidente Ernesto Geisel.
Assinale a alternativa que apresente medidas e eventos relacionados ao governo do último presidente militar do período ditatorial brasileiro:

A) Ato lnstitucional n° 5 - Pacote de Abril - Plano Cruzado

B) Extinção do bipartidarismo - Lei da Anistia - Morte de Vladimir Herzog

C) Lei da Anistia - Atentado Riocentro - Campanha das Diretas Já

D) Pragmatismo Responsável - Fechamento do Congresso - Campanha das Diretas Já

E) Instalação do Parlamentarismo - Atentado Riocentro - Plano Cruzado

Respostas

respondido por: biel7023
6

C) Lei da Anistia - Atentado Riocentro - Campanha das Diretas Já.

respondido por: MaiaNinja
3
Letra C
A lei da Anistia foi criada durante o governo de João Figueiredo e teve como objetivo anistiar/perdoar todos os crimes cometidos durante o período da ditadura, tanto cometido por militares quanto pela oposição do governo.

O atentado Riocentro foi um atentado que tinha como objetivo explodir bombas durante um espetáculo que estava comemorando o dia do trabalhador. Militares, infelizes com as aberturas democráticas, planejaram esse atentado que não deu certo e acabou explodindo os dois militares dentro do carro em que estavam. Na época, as organizações de esquerda foram acusadas do caso.

Campanhas da Diretas Já foram manifestações que ocorreram no final do período da Ditadura Militar e tinham como objetivo tornar as eleições, novamente, diretas.
Perguntas similares