• Matéria: Biologia
  • Autor: naminatel
  • Perguntado 7 anos atrás

Nossos rins eliminam produtos tóxicos ou inúteis encontrados no sangue, tais como o ácido úrico, ureia e creatinina. Quem apresenta mau funcionamento renal precisa se submeter a sessões de hemodiálise. A diálise é um processo lento que tem grande aplicação terapêutica. Na diálise, o processo é o seguinte: o sangue da pessoa é bombeado para um tubo, que é revestido de uma membrana semipermeável (membrana dialisadora). Esse tubo fica imerso em uma solução (solução de diálise) com componentes do plasma sanguíneo. Assim, as partículas dos resíduos tóxicos presentes no sangue da pessoa passam através da membrana, sendo eliminados. E o sangue limpo volta para o corpo da pessoa. As células sanguíneas, as proteínas e outros componentes do sangue não participam do processo porque o tamanho de suas partículas é maior do que os poros da membrana. A figura a seguir mostra um esquema do funcionamento do processo de diálise.

Neste caso:



I. Para limpar o sangue a solução de diálise deve apresentar uma concentração de ureia, ácido úrico e creatinina menor do que o sangue. Sendo assim, antes que a concentração de impurezas no sangue e na solução de diálise se igualem, a solução de diálise deve ser trocada para não comprometer a limpeza do sangue.



II. Para limpar o sangue, a membrana dialisadora apresenta a mesma característica das membranas das células dos túbulos renais, uma vez que ambas facilitam a passagem de impurezas.



III. Além de remover as impurezas, a diálise visa manter a concentração normal de outros componentes naturais do sangue, tais como sódio, potássio e bicarbonato. Para garantir isso, a concentração destes componentes na solução de diálise deve ser igual às suas concentrações normais no sangue.



IV. Se a membrana de diálise for semipermeável à água, quando o sangue vier do corpo mais concentrado do que a solução dialisadora, ele voltará para o corpo mais diluído devido ao processo de osmose. Já se o sangue vier mais diluído, então ele voltará mais concentrado pelo mesmo motivo.



Estão corretas as sentenças:



Escolha uma:
a.
I e III, apenas

b.
II e IV, apenas

c.
I, III e IV, apenas

d.
II, III e IV, apenas

e.
I, II, III e IV

Respostas

respondido por: vchinchilla22
0

Olá!

Analisando as alternativas sobre o processo da diálise, temos que elas são:

I - Incorreta: As soluções de diálise peritoneal contem electrólitos numa concentração semelhante à do plasma, e também contêm glucose ou outro agente osmótico adequadm assim como também sódio, cloro e hidrogenocarbonato ou um precursor; Eles também podem conter cálcio, magnésio e potássio. O líquido é deixado lá por um período de tempo para absorver os resíduos, e então é removido através do tubo através de um procedimento esteril.

II. Correta:  a membrana dialisadora é uma folhas perfurada, com caracteristicas similares as membranas das células renais, que deixam a passagem de água e solutos de baixo peso molecular entre duas soluções, mas que não são atravessadas por solutos de maior peso molecular (proteínas), de modo que a quantidade de solutos de alto peso molecular é semelhante em ambos os lados.

III. Incorreta: os componentes na solução de diálise deve ser semelhates às suas concentrações normais no sangue. Além disso a diálise visa manter a concentração normal de outros componentes naturais do sangue, tais como sódio, potássio.

IV. Correta: pela osmose, se a membrana de diálise for semipermeável á água,  quando o sangue vier do corpo mais concentrado do que a solução dialisadora, ele voltará para o corpo mais diluído.

Estão corretas as sentenças: b.  II e IV, apenas

Perguntas similares